SABERES DOCENTES CONTEXTUALIZADOS NO COTIDIANO ESCOLAR: MUDANÇAS NO PENSAR E NO FAZER DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v6i1.549Palavras-chave:
Saberes Docentes, Saberes da Experiência, Grupo Focal.Resumo
Este artigo apresenta um panorama das discussões sobre profissão e saberes docentes realizadas no âmbito de uma pesquisa que busca analisar a profissão e saberes docentes em suas dimensões socioculturais, investigando os desafios da gestão da sala de aula e o ensino dos conteúdos programáticos. Para tanto, por meio de um grupo focal, levantamos e analisamos experiências e expectativas de um grupo de professores da rede pública de ensino, como forma desenvolver estudo dos saberes contextualizados no cotidiano escolar: mudanças no pensar e no fazer docente. A investigação foi apoiada nos referenciais teóricos dos saberes e práticas docentes de Nóvoa (2009, 1992) e dos saberes da experiência de Tardif (2005, 2002, 1999). Os resultados indicam que a experiência docente oferece flexibilidade na gestão da sala de aula no ensino dos conteúdos programáticos bem como interação com estratégias de ensino diferenciadas para atender as demandas discentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.