SABERES DOCENTES CONTEXTUALIZADOS NO COTIDIANO ESCOLAR: MUDANÇAS NO PENSAR E NO FAZER DOCENTE

Autores

  • Maria Geralda Oliver Rosa IFES
  • Cláudia Tavares Amaral UFG

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v6i1.549

Palavras-chave:

Saberes Docentes, Saberes da Experiência, Grupo Focal.

Resumo

Este artigo apresenta um panorama das discussões sobre profissão e saberes docentes realizadas no âmbito de uma pesquisa que busca analisar a profissão e saberes docentes em suas dimensões socioculturais, investigando os desafios da gestão da sala de aula e o ensino dos conteúdos programáticos. Para tanto, por meio de um grupo focal, levantamos e analisamos experiências e expectativas de um grupo de professores da rede pública de ensino, como forma desenvolver estudo dos saberes contextualizados no cotidiano escolar: mudanças no pensar e no fazer docente. A investigação foi apoiada nos referenciais teóricos dos saberes e práticas docentes de Nóvoa (2009, 1992) e dos saberes da experiência de Tardif (2005, 2002, 1999). Os resultados indicam que a experiência docente oferece flexibilidade na gestão da sala de aula no ensino dos conteúdos programáticos bem como interação com estratégias de ensino diferenciadas para atender as demandas discentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Geralda Oliver Rosa, IFES

Pedagoga, mestre e doutoranda em Educação. Professora no Instituto Federal do Espírito Santo

Cláudia Tavares Amaral, UFG

Pedagoga, mestre e doutora em Educação.

Professora Adjunto na Universidade Federal de Goiás

Downloads

Publicado

2015-10-03

Como Citar

OLIVER ROSA, M. G.; AMARAL, C. T. SABERES DOCENTES CONTEXTUALIZADOS NO COTIDIANO ESCOLAR: MUDANÇAS NO PENSAR E NO FAZER DOCENTE. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 6, n. 1, 2015. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v6i1.549. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6710. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos