UM DIÁLOGO ENTRE CONCEPÇÕES DE ENSINO DE HISTÓRIA E TEORIAS PEDAGÓGICAS

Autores

  • Nayara Silva de Carie Universidade Federal de Minas gerais
  • Lucíola Licínio de Castro Paixão Santos Universidade Federald de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v6i1.608

Palavras-chave:

ensino de história, propostas curriculares para o ensino de história, ensino de história e prática pedagógica

Resumo

Considerando a importância dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e do Currículo Básico Comum de História do Estado de Minas Gerais (CBC) para o ensino, este artigo volta-se para a análise da concepção de ensino de história e de Prática Pedagógica presentes nesses documentos. Esses dois aspectos e suas relações serão abordados tomando como foco o segundo segmento do Ensino Fundamental. Depois de destacados os principais elementos que passaram a ser priorizados na história e na pedagogia foi possível estabelecer algumas relações e proximidades entre eles. Observa-se que as semelhanças entre os dois aspectos presentes nos documentos analisados residem no fato de ambos estarem inseridos no processo de transformações pelas quais passou a ciência ao longo do século XX. Transformações que se relacionam ao questionamento dos paradigmas positivista e moderno. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nayara Silva de Carie, Universidade Federal de Minas gerais

Licenciatura e Bacharel em História na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, Mestrado e Doutorado em Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, sob a orientação da professora Luciola Licínio de Castro paixão Santos.

Lucíola Licínio de Castro Paixão Santos, Universidade Federald de Minas Gerais

Professora Titular da Faculdade de Educação da UFMG.

Downloads

Publicado

2015-10-02

Como Citar

DE CARIE, N. S.; SANTOS, L. L. de C. P. UM DIÁLOGO ENTRE CONCEPÇÕES DE ENSINO DE HISTÓRIA E TEORIAS PEDAGÓGICAS. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 6, n. 1, 2015. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v6i1.608. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6759. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos