UM DIÁLOGO ENTRE CONCEPÇÕES DE ENSINO DE HISTÓRIA E TEORIAS PEDAGÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v6i1.608Palavras-chave:
ensino de história, propostas curriculares para o ensino de história, ensino de história e prática pedagógicaResumo
Considerando a importância dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e do Currículo Básico Comum de História do Estado de Minas Gerais (CBC) para o ensino, este artigo volta-se para a análise da concepção de ensino de história e de Prática Pedagógica presentes nesses documentos. Esses dois aspectos e suas relações serão abordados tomando como foco o segundo segmento do Ensino Fundamental. Depois de destacados os principais elementos que passaram a ser priorizados na história e na pedagogia foi possível estabelecer algumas relações e proximidades entre eles. Observa-se que as semelhanças entre os dois aspectos presentes nos documentos analisados residem no fato de ambos estarem inseridos no processo de transformações pelas quais passou a ciência ao longo do século XX. Transformações que se relacionam ao questionamento dos paradigmas positivista e moderno.
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