UM DIÁLOGO ENTRE CONCEPÇÕES DE ENSINO DE HISTÓRIA E TEORIAS PEDAGÓGICAS

Autores/as

  • Nayara Silva de Carie Universidade Federal de Minas gerais
  • Lucíola Licínio de Castro Paixão Santos Universidade Federald de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v6i1.608

Palabras clave:

ensino de história, propostas curriculares para o ensino de história, ensino de história e prática pedagógica

Resumen

Considerando a importância dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e do Currículo Básico Comum de História do Estado de Minas Gerais (CBC) para o ensino, este artigo volta-se para a análise da concepção de ensino de história e de Prática Pedagógica presentes nesses documentos. Esses dois aspectos e suas relações serão abordados tomando como foco o segundo segmento do Ensino Fundamental. Depois de destacados os principais elementos que passaram a ser priorizados na história e na pedagogia foi possível estabelecer algumas relações e proximidades entre eles. Observa-se que as semelhanças entre os dois aspectos presentes nos documentos analisados residem no fato de ambos estarem inseridos no processo de transformações pelas quais passou a ciência ao longo do século XX. Transformações que se relacionam ao questionamento dos paradigmas positivista e moderno. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nayara Silva de Carie, Universidade Federal de Minas gerais

Licenciatura e Bacharel em História na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, Mestrado e Doutorado em Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, sob a orientação da professora Luciola Licínio de Castro paixão Santos.

Lucíola Licínio de Castro Paixão Santos, Universidade Federald de Minas Gerais

Professora Titular da Faculdade de Educação da UFMG.

Publicado

2015-10-02

Cómo citar

DE CARIE, N. S.; SANTOS, L. L. de C. P. UM DIÁLOGO ENTRE CONCEPÇÕES DE ENSINO DE HISTÓRIA E TEORIAS PEDAGÓGICAS. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 6, n. 1, 2015. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v6i1.608. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6759. Acesso em: 25 ago. 2024.

Número

Sección

Artigos