A profissionalização docente como experiência: notas para pensar os programas especiais de formação pós LDB 9394/96
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v7i1.680Palavras-chave:
Formação de professores, Profissionalização, Experiência.Resumo
O artigo aborda a criação de programas especiais de formação de professores a partir das demandas da LDB 9394/96 como parte do processo de reconhecimento social da necessidade de profissionalização dos docentes que se encontram em exercício sem a devida habilitação. O recorte escolhido aproxima-se da perspectiva teórico-metodológica que problematiza as prescrições governamentais e suas possíveis “influências” sobre os sujeitos sociais a partir, e em função, de diferentes enfoques que não somente aqueles que insistem em percebê-las sob o signo da imposição e total correspondência. Para tanto, argumenta-se em favor da importância de dialogar com a experiência empírica na abordagem do fenômeno supracitado, abrindo-se espaço para pensar as apropriações inventivas por parte dos sujeitos professores, tomando como referência alguns aspectos que foram explorados numa investigação sobre o Curso de Formação Docente – PARFOR em Codó/MA.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-09-22
Como Citar
DE SOUZA ALVES, R. M. A profissionalização docente como experiência: notas para pensar os programas especiais de formação pós LDB 9394/96. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 7, n. 1, 2016. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v7i1.680. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6824. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.