O público e o privado nas políticas de educação profissional do Espírito Santo

Autores

  • Marcelo Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
  • Tatiana Gomes dos Santos Peterle
  • Jaqueline Ferreira de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v7i2.707

Palavras-chave:

Público e Privado, Direito à Educação, Bolsa Sedu.

Resumo

Este artigo se propõe a problematizar a relação entre público e privado na educação profissional da rede estadual de ensino do Espírito Santo, tendo como eixo principal o programa Bolsa Sedu e a qualidade social da educação. Utilizaremos as contribuições do GT 09 da ANPEd para abordar as tensões que envolvem a qualidade social da educação, tendo em vista a formação integral e o Ensino Médio. Apoiados na perspectiva marxiana, buscamos fazer um breve histórico para tentar compreender o processo de institucionalização da privatização na educação básica e profissional e sua influência na política de ensino no Espírito Santo. Metodologicamente, a partir de pesquisa documental, trouxemos alguns indicadores para debater a qualidade da educação básica e profissional. Percebemos que, há forte vinculação do púlico ao privado com subordinação do direito à educação numa forma mercantil, por intermédio de transferência de recursos para o setor privado por meio do programa Bolsa Sedu.

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Publicado

2016-12-21

Como Citar

LIMA, M.; PETERLE, T. G. . dos S.; ALMEIDA, J. F. de. O público e o privado nas políticas de educação profissional do Espírito Santo. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 7, n. 2, 2016. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v7i2.707. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6848. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos