A educação infantil nas universidades federais frente à Resolução CNE/CEB nº 1 de 2011
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i1.708Palavras-chave:
Educação infantil. Creches universitárias. Resolução universitáriaResumo
O objetivo deste texto é apresentar as mudanças e os desafios postos pela Resolução CNE/CEB nº 1, de 10 de março de 2011 relativa à educação infantil nas universidades federais, a partir do acompanhamento e análise das adequações ocorridas na Unidade de Atendimento a Criança da Universidade Federal de São Carlos. Apresentamos neste artigo: o histórico com as mudanças políticas e os dispositivos legais, da Constituição de 1988 à Resolução em pauta; a Resolução – suas diretrizes e seus efeitos; a Unidade de Atendimento a Criança e os processos de adequação à esta Resolução. Entre as inúmeras adequações exigidas à política nacional vigente da Educação Infantil, destaca-se a dificuldade de alocação aos Centros ou Departamentos de Educação, uma vez que para tanto é necessário repensar aspectos financeiros e administrativos internos às Universidades.
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