A educação infantil nas universidades federais frente à Resolução CNE/CEB nº 1 de 2011

Autores

  • Andrea Braga Moruzzi Universidade Federal de São Carlos
  • Bianca Neves Borges da Silva

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i1.708

Palavras-chave:

Educação infantil. Creches universitárias. Resolução universitária

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar as mudanças e os desafios postos pela Resolução CNE/CEB nº 1, de 10 de março de 2011 relativa à educação infantil nas universidades federais, a partir do acompanhamento e análise das adequações ocorridas na Unidade de Atendimento a Criança da Universidade Federal de São Carlos. Apresentamos neste artigo: o histórico com as mudanças políticas e os dispositivos legais, da Constituição de 1988 à Resolução em pauta; a Resolução – suas diretrizes e seus efeitos; a Unidade de Atendimento a Criança e os processos de adequação à esta Resolução. Entre as inúmeras adequações exigidas à política nacional vigente da Educação Infantil, destaca-se a dificuldade de alocação aos Centros ou Departamentos de Educação, uma vez que para tanto é necessário repensar aspectos financeiros e administrativos internos às Universidades.


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Biografia do Autor

Andrea Braga Moruzzi, Universidade Federal de São Carlos

Docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos. Temas de pesquisa: Infância, Educação infantil, Sociologia da Infancia, Estudos Foucaultianos.

Bianca Neves Borges da Silva

Pedagoga, formada na Universidade Federal de São Carlos. Bolsista FAPESP em 2014 com a pesquisa sobre Unidades de Educação Infantil Universitárias.

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Publicado

2017-06-06

Como Citar

MORUZZI, A. B.; SILVA, B. N. B. da. A educação infantil nas universidades federais frente à Resolução CNE/CEB nº 1 de 2011. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 8, n. 1, p. 139–155, 2017. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i1.708. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6849. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos