Emancipação humana e educação: perspectivas para uma formação escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i1.773

Palavras-chave:

Emancipação humana. Educação escolar. Conhecimento.

Resumo

O presente trabalho pretende discutir os limites e as possibilidades de a educação escolar corroborar com uma formação que se alinhe com a proposta de emancipação humana. Para isso, se realiza uma análise bibliográfica, na perspectiva do materialismo histórico dialético, de obras clássicas de Marx e Engels, além de obras de autores marxistas que discorrem sobre a questão da formação humana. Buscando esclarecer a concepção de emancipação na perspectiva marxiana, retoma-se a compreensão de ontologia humana, com base em categorias marxianas que explicam a constituição do ser social. Nessa perspectiva, as possibilidades de emancipação se encontram na capacidade do homem transformar o mundo a sua volta, o que rechaça as expectativas de emancipação sem se alterar a realidade social. Neste sentido, a educação escolar não poderia, diretamente, realizar a emancipação da humanidade, mas se configura como uma importante superestrutura para este fim, quando se considera sua potencialidade para a promoção da apropriação do conhecimento humano, em sua compreensão histórica radical, se posicionando pela perspectiva da classe proletária.

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Biografia do Autor

Fernanda Bartoly Gonçalves de Lima, Instituto Federal de Brasília

Doutoranda e mestre em Educação pelo PPGE/UnB. Docente do Instituto Federal de Brasília.

Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro Silva, Universidade de Brasília

Possui graduação em Pedagogia, Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2008). É professora adjunto - DE da Universidade de Brasília - UnB no Departamento de Administração e Planejamento - PAD da Faculdade de Educação e no Programa de Pós-graduação em Educação. Desenvolve e orienta pesquisas na área de Formação de Professores. Coordena o grupo de pesquisa GEPFAPe - Grupo de Pesquisa sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos.Pós-doutorado na Universidade de Campinas/Faculdade de Educação sob a supervisão do professor Dr. Luiz Carlos de Freitas

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Publicado

2018-03-20

Como Citar

LIMA, F. B. G. de; SILVA, K. A. C. P. C. Emancipação humana e educação: perspectivas para uma formação escolar. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 1, p. 6–29, 2018. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i1.773. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6877. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos