Emancipação humana e educação: perspectivas para uma formação escolar
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i1.773Palavras-chave:
Emancipação humana. Educação escolar. Conhecimento.Resumo
O presente trabalho pretende discutir os limites e as possibilidades de a educação escolar corroborar com uma formação que se alinhe com a proposta de emancipação humana. Para isso, se realiza uma análise bibliográfica, na perspectiva do materialismo histórico dialético, de obras clássicas de Marx e Engels, além de obras de autores marxistas que discorrem sobre a questão da formação humana. Buscando esclarecer a concepção de emancipação na perspectiva marxiana, retoma-se a compreensão de ontologia humana, com base em categorias marxianas que explicam a constituição do ser social. Nessa perspectiva, as possibilidades de emancipação se encontram na capacidade do homem transformar o mundo a sua volta, o que rechaça as expectativas de emancipação sem se alterar a realidade social. Neste sentido, a educação escolar não poderia, diretamente, realizar a emancipação da humanidade, mas se configura como uma importante superestrutura para este fim, quando se considera sua potencialidade para a promoção da apropriação do conhecimento humano, em sua compreensão histórica radical, se posicionando pela perspectiva da classe proletária.
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