Estágio curricular supervisionado: identidade e saberes docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i1.799

Palavras-chave:

Estágio supervisionado. Saberes docentes. Identidade docente

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir os desafios encontrados na prática docente como formadores de professores de Geografia e História na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado. Para tanto, tomamos o Estágio como locus privilegiado das discussões dos saberes docentes como construtores de um núcleo de saberes profissionais, importante à socialização profissional e à construção da identidade docente. Procuramos, entre os autores Pimenta e Lima (2010), Nóvoa (1992), Moita (1992), Gauthier (1998), Shön (2000) e Tardif (2012), contribuições teóricas para subsidiar nossas discussões sobre a formação de professor que integre três eixos: estágio curricular supervisionado, identidade e saberes docentes. A conclusão a que chegamos é de que o Estágio Supervisionado é um espaço privilegiado de discussão acerca dos saberes docentes, que são constitutivos da identidade e profissionalização docente.

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Biografia do Autor

Vilmar José Borges, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação Escolar, pela Universidade Estadual Paulista "Professor Júlio de Mesquita Filho", Campus Araraquara-SP. Professor Adjunto do Departamento de Educação, Política e Sociedade, do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo

Regina Celi Frechiani Bitte, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora Adjunto do Departamento de Educação, Política e Sociedade do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

2018-03-20

Como Citar

BORGES, V. J.; BITTE, R. C. F. Estágio curricular supervisionado: identidade e saberes docentes. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 1, p. 30–47, 2018. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i1.799. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6900. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos