Bachelard: a aprendizagem científica como ruptura
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i2.855Palavras-chave:
Práticas educativas. Ensino científico. Filosofia da educação.Resumo
A presente pesquisa tem por objetivo relacionar a proposta epistemológica desenvolvida por Gaston Bachelard à sua ideia de progresso da ciência e de educação científica, fundamentando-se em uma leitura monográfica da obra do filósofo francês. Logo, o presente trabalho procura refletir sobre as contribuições da epistemologia bachelardiana à educação em geral e particularmente para o ensino de ciências em sua relação com a formação de professores. Em suas referências primárias o trabalho tem, como foco principal, a leitura do livro A formação do espírito científico, obra em que o pensador desenvolve sua visão crítica sobre o papel da educação científica para o desenvolvimento da ciência como um todo. Contudo, para uma melhor hermenêutica do texto, também serão utilizadas outras obras de Bachelard, como A filosofia do não e O novo espírito científico, entre outros textos que tangenciam o assunto ora abordado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
BACHELARD, Gaston. A epistemologia. Lisboa: Edições 70, 1990a.
BACHELARD, Gaston. A filosofia do não; O novo espírito científico; A poética do espaço. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
BACHELARD, Gaston. A filosofia do não: O novo espírito científico; A poética do espaço. São Paulo: Abril Cultural, 1984.
BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BACHELARD, Gaston. Ensaio sobre o conhecimento aproximado. Rio de Janeiro: Contraponto, 2004.
BACHELARD, Gaston. Estudos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.
BACHELARD, Gaston. O materialismo racional. Lisboa: Edições 70, 1990b.
BACHELARD, Gaston. O pluralismo coerente da química moderna. Rio de Janeiro: Contraponto, 2009.
BACHELARD, Gaston. O racionalismo aplicado. Rio de Janeiro: Zahar ed., 1977.
BADARÓ, Cláudio Eduardo. Epistemologia e ciência: reflexão e prática em sala de aula. Bauru, SP: EDUSC, 2005.
BARBOSA, Elyana; BULCÃO, Marly. Bachelard: pedagogia da razão, pedagogia da imaginação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
BULCÃO, Marly. O racionalismo da ciência Contemporânea: uma análise da Epistemologia de Gaston Bachelard. Rio de Janeiro: Ed. Antares, 1981.
CANGUILHEM, Georges. Introducción a Bachelard. Buenos Aires: Ediciones Caldén, 1973.
CESAR, Constança Marcondes. Bachelard: ciência e poesia. São Paulo: Paulinas, 1989.
DAGOGNET, François. Bachelard. Lisboa: edições 70, 1986.
FREITAS, Renan Springer. Judaísmo, racionalismo e teologia cristã da superação: um diálogo com Max Weber. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2010.
JAPIASSU, Hilton. Para ler Bachelard. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976.
KOYRÉ, Alexandre. Estudos de história do pensamento científico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1991.
KUHN, Thomas Samuel. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1994.
MALUF, Vitérico Jabur. A contribuição da epistemologia de Gaston Bachelard para o ensino de ciências. 2006. (Tese de doutorado) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, 2006.
MIALARET, Gaston. Le nouvel esprit scientifique et les sciences de l'éducation. Paris: Puf, 2015.
OLIVA, Alberto. Filosofia da ciência. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
QUILET, Pierre (Org.). Introdução ao pensamento de Bachelard. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1977.
PAIVA, Rita. Uma inserção no universo Bachelardiano: o alargamento da imaginação e a obsolescência do objetivismo na ciência e na sociologia. 1997. (Dissertação Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997.
BACHELARD, Gaston. A filosofia do não; O novo espírito científico; A poética do espaço. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
BACHELARD, Gaston. A filosofia do não: O novo espírito científico; A poética do espaço. São Paulo: Abril Cultural, 1984.
BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BACHELARD, Gaston. Ensaio sobre o conhecimento aproximado. Rio de Janeiro: Contraponto, 2004.
BACHELARD, Gaston. Estudos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.
BACHELARD, Gaston. O materialismo racional. Lisboa: Edições 70, 1990b.
BACHELARD, Gaston. O pluralismo coerente da química moderna. Rio de Janeiro: Contraponto, 2009.
BACHELARD, Gaston. O racionalismo aplicado. Rio de Janeiro: Zahar ed., 1977.
BADARÓ, Cláudio Eduardo. Epistemologia e ciência: reflexão e prática em sala de aula. Bauru, SP: EDUSC, 2005.
BARBOSA, Elyana; BULCÃO, Marly. Bachelard: pedagogia da razão, pedagogia da imaginação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
BULCÃO, Marly. O racionalismo da ciência Contemporânea: uma análise da Epistemologia de Gaston Bachelard. Rio de Janeiro: Ed. Antares, 1981.
CANGUILHEM, Georges. Introducción a Bachelard. Buenos Aires: Ediciones Caldén, 1973.
CESAR, Constança Marcondes. Bachelard: ciência e poesia. São Paulo: Paulinas, 1989.
DAGOGNET, François. Bachelard. Lisboa: edições 70, 1986.
FREITAS, Renan Springer. Judaísmo, racionalismo e teologia cristã da superação: um diálogo com Max Weber. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2010.
JAPIASSU, Hilton. Para ler Bachelard. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976.
KOYRÉ, Alexandre. Estudos de história do pensamento científico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1991.
KUHN, Thomas Samuel. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1994.
MALUF, Vitérico Jabur. A contribuição da epistemologia de Gaston Bachelard para o ensino de ciências. 2006. (Tese de doutorado) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, 2006.
MIALARET, Gaston. Le nouvel esprit scientifique et les sciences de l'éducation. Paris: Puf, 2015.
OLIVA, Alberto. Filosofia da ciência. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
QUILET, Pierre (Org.). Introdução ao pensamento de Bachelard. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1977.
PAIVA, Rita. Uma inserção no universo Bachelardiano: o alargamento da imaginação e a obsolescência do objetivismo na ciência e na sociologia. 1997. (Dissertação Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997.
Downloads
Publicado
2017-09-24
Como Citar
BARROSO, M. A.; SANTOS PINTO, T. J. Bachelard: a aprendizagem científica como ruptura. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 8, n. 2, p. 232–249, 2017. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i2.855. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6944. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.