Saberes da docência universitária na percepção de professores de ensino básico

Autores

  • Hamilton Perninck Vieira Universidade Estadual do Ceará
  • Jacques Therrien Universidade Estadual do Ceará
  • Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i2.881

Palavras-chave:

Saberes da docência universitária. Formação de professores. Ensino básico.

Resumo

O estudo discute percepções de professores de rede municipal pública de ensino fundamental sobre os saberes da docência universitária, explicitados na prática profissional de docentes de cursos de licenciatura. A metodologia adotada, pautada em abordagem qualitativa, foi promovida via pesquisa de campo e realizada com suporte em questionários semiestrutados. A amostra dos sujeitos foi composta de doze professores de uma escola da rede municipal de Fortaleza, Ceará, no ano de 2015. Os achados de pesquisa apontam que ser profissional da educação não se reduz ao domínio de uma área da Ciência, mas também requer conhecer os caminhos de mediação pedagógica deste saber junto aos educandos na relação entre a teoria e a prática. Para tanto, é salutar que o professor universitário tenha respaldo na realidade do ensino básico, a fim de que possa mediar a formação para a docência no contexto da práxis pedagógica.

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Biografia do Autor

Hamilton Perninck Vieira, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Educação. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Ceará Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Professor pedagogo da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza (Ceará).Pedagogo. Bacharel em Teologia. Especialista em Formação de Formadores.

Jacques Therrien, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Educação pela Cornell University (USA) com estágios pós-doutorais pela Université de Laval e pela Universitat de Valência. Mestre em Filosofia pela Université de Montréal.  Pedagogo pela Universidade Santa Úrsula. Graduação em Teologia Pastoral pelo Colégio Máximo Cristo Rei, Brasil.Professor aposentado da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE).

Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Educação Brasileira (UFC). Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Estadual do Ceará Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Especialista em Gestão, Planejamento e Avaliação Escolar pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada - INTA. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), na Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI). Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Professor efetivo da Universidade Estadual do Ceará  campus Itapipoca/CE, departamento de Métodos de estudos e pesquisas.

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Publicado

2017-10-23

Como Citar

VIEIRA, H. P.; THERRIEN, J.; CASTRO, F. M. F. M. Saberes da docência universitária na percepção de professores de ensino básico. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 8, n. 2, p. 267–285, 2017. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i2.881. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6966. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos