Movimento estudantil brasileiro: da formação às estratégias de luta na atualidade

Autores

  • Aldimara Catarina Brito Delabona Boutin Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Simone de Fátima Flach Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i2.882

Palavras-chave:

Movimento estudantil. Participação estudantil. Atuação juvenil. Ocupação de escolas.

Resumo

A partir de pesquisa bibliográfica, o presente texto tem como objetivos centrais colaborar para o debate sobre as ações desenvolvidas por jovens estudantes no processo histórico-social brasileiro e relacionar suas lutas com atual conjuntura política nacional. Para tanto, traça uma linha histórica de forma a apresentar as primeiras atuações juvenis, a formação do movimento estudantil, suas ações e reivindicações, com foco naquelas voltadas à conquista, ampliação ou manutenção do direito à educação. A análise das ações dos jovens estudantes na realidade nacional indica que o movimento estudantil contribui para a formação de uma consciência coletiva e, consequentemente, para a transformação social.  

 

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Biografia do Autor

Aldimara Catarina Brito Delabona Boutin, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Licenciada em História, Mestre e Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG.

Simone de Fátima Flach, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG.

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Publicado

2017-09-24

Como Citar

BOUTIN, A. C. B. D.; FLACH, S. de F. Movimento estudantil brasileiro: da formação às estratégias de luta na atualidade. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 8, n. 2, p. 215–231, 2017. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i2.882. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6967. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos