Mídias na escola: recursos pedagógicos na prevenção e combate ao racismo em escolas da rede municipal de ensino de Macapá-AP
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i3.902Palavras-chave:
Racismo. Lei 10.639/2003. Mídias. Educação pública. Amapá.Resumo
O presente artigo resulta de um projeto de mesmo nome, que teve como objetivo analisar as possibilidades de uso das diversas mídias na prevenção e no combate ao racismo em uma escola da rede municipal de ensino de Macapá-AP. No estudo foram utilizados dois tipos de pesquisa: a bibliográfica e a de campo. A metodologia utilizada foi a colaborativa e reflexiva proposta por Magalhães e Liberali (2011). Quanto à abordagem, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa, tendo em vista que propôs uma reflexão sobre os fazeres pedagógicos e, a partir da própria realidade, construiu-se novos conhecimentos. Os resultados demonstram que, apesar do desconhecimento de alguns dos sujeitos da pesquisa sobre o uso das mídias na educação, elas constituem-se como poderosos recursos pedagógicos a serem utilizados na efetivação da Lei n° 10.639/2003, se trabalhados em uma perspectiva de perceber os aspectos sutis por onde o racismo vai sendo reproduzido e superado.
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