Mídias na escola: recursos pedagógicos na prevenção e combate ao racismo em escolas da rede municipal de ensino de Macapá-AP

Autores/as

  • Minelva Medeiros dos Reis Universidade Federal do Amapá
  • Eugénia da Luz Silva Foster Universidade Federal do Amapá
  • Elivaldo Serrão Custódio Secretaria de Estado da Educação do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i3.902

Palabras clave:

Racismo. Lei 10.639/2003. Mídias. Educação pública. Amapá.

Resumen

O presente artigo resulta de um projeto de mesmo nome, que teve como objetivo analisar as possibilidades de uso das diversas mídias na prevenção e no combate ao racismo em uma escola da rede municipal de ensino de Macapá-AP. No estudo foram utilizados dois tipos de pesquisa: a bibliográfica e a de campo. A metodologia utilizada foi a colaborativa e reflexiva proposta por Magalhães e Liberali (2011). Quanto à abordagem, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa, tendo em vista que propôs uma reflexão sobre os fazeres pedagógicos e, a partir da própria realidade, construiu-se novos conhecimentos. Os resultados demonstram que, apesar do desconhecimento de alguns dos sujeitos da pesquisa sobre o uso das mídias na educação, elas constituem-se como poderosos recursos pedagógicos a serem utilizados na efetivação da Lei n° 10.639/2003, se trabalhados em uma perspectiva de perceber os aspectos sutis por onde o racismo vai sendo reproduzido e superado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Minelva Medeiros dos Reis, Universidade Federal do Amapá

Graduada em Letras (FAMA), Especialista em Mídias na Educação (UNIFAP), Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Estrangeira (IBPEX), Especialista em Supervisão e Formação de Professores – Conhecimento e Ciência, Pós graduanda em Políticas Educacionais (UNIFAP). Professora da rede municipal de ensino de Macapá-AP.

Eugénia da Luz Silva Foster, Universidade Federal do Amapá

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Fluminense (UFF), com pós-doutorado em Educação pela UERJ. Professora efetiva da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Elivaldo Serrão Custódio, Secretaria de Estado da Educação do Amapá

Pós-doutorando em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Doutor em Teologia pela Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Docente da Secretaria de Estado da Educação do Amapá (SEED).

Citas

ALAKIJA, Ana. Mídia e identidade negra. In: BORGES, Roberto Borges; BORGES, Rosane. (Org.). Mídia e racismo. Coleção Negras e Negros: Pesquisas e Debates Coordenação: Tânia Mara Pedroso Müller. Petrópolis, RJ: DP et al. Brasília, DF: ABPN, p. 108-154, 2012.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.

BORGES, Roberto Borges; BORGES, Rosane (Org.). Mídia e racismo. Coleção Negras e Negros: Pesquisas e Debates Coordenação: Tânia Mara Pedroso Müller. Petrópolis, RJ: DP et. al. Brasília, DF: ABPN, 2012.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1988.

BRASIL. Lei 10.639 de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. EPROINFO - Educação na Sociedade da Informação. Sociedade da Informação do Brasil (livro verde). Cap. 4, 2008. Disponível em: <http://www.sbc.org.br/p_d/cap04.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2016.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9394/96. Brasília, DF, 1996.

CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Selo negro, 2001.

FERNANDES, Alisandra Cavalcante; FREIRE, Raquel Santiago; FILHO, José Aires Castro. Tecnologia na Escola: Um modelo de Implementação a partir da Formação de Professores. Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem – Proativa. Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará. Campus do Pici, 2014. Disponível em: <http://www2.virtual.ufc.br/proativa/publicacoes/artigos/6998cb66d50ab32e3c4f41bd4ac64853.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2017.

FOSTER, Eugénia da Luz Silva. Garimpando pistas para desmontar racismos e potencializar movimentos instituintes na escola. Curitiba: Appris, 2015.

FOSTER, Eugénia da Luz Silva; VIDEIRA, Piedade Lino; CUSTÓDIO, Elivaldo Serrão. Contribuições da narrativa ficcional na superação do racismo e na implementação da lei nº 10.639/2003 nos currículos. In: HARTMANN, Luciana (Org.). Narrativas orais infantis: GT de Literatura Oral e Popular da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras e Linguística – ANPOLL. Londrina, v. 20, jul./dez., p. 331-346, 2015.

LIBERALI, Fernanda. Formação de Professores de Línguas: Rumos para uma sociedade crítica e sustentável. In: GIMENEZ, Telma; MONTEIRO, Manuel da Conceição Graça. Formação de Professores de Línguas na América Latina e Transformação Social. Pontes, p. 71-91, 2010.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.

MACAPÁ, Prefeitura Municipal de. Projeto de Lei nº 2.178/2015-PMM. Macapá – AP, 2014.

MAGALHÃES, Maria Cecilia; LIBERALI, Fernanda. A formação crítico-colaborativa de educadores: a "vida que se vive" - uma complexa escolha metodológica. In: BALDI, Elena Mabel Brutten; PIRES, Gabriel Natan; FERREIRA, Maria Salonilde. Políticas educacionais e práticas educativas. Natal: EDUFRN, v. 1, p. 293-320, 2011.

MORAN, José Manuel. Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias. In: ROMANOWSKI, Joana Paulin et. al. (Orgs). Conhecimento local e conhecimento universal: Diversidade, mídias e tecnologias na educação. Curitiba: Champagnat, v. 2, p. 26-38, 2000. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/espacos.htm>. Acesso em: 21 nov. 2016.

MORETTO, Vasco Pacheco. Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas. 8. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009.

MUNANGA, Kabengele. Algumas considerações sobre “raça”, ação afirmativa e identidade negra no Brasil: fundamentos antropológicos. Revista USP, São Paulo, n. 68, p. 46-57, dez/fev., 2005-2006. Disponível em: <http://www.usp.br/revistausp/68/05-abengelemunanga.pdf>. Acesso em: 10 maio 2017.

NERY, Raoni Oscar Nery; CARNEIRO, Maria Elizabeth Ribeiro. O “negro” na mídia televisiva: Uma análise da representação do negro no mundo da televisão. In: FILHO, Guimes Rodrigues; OLIVEIRA, Cristiane Coppe de; NASCIMENTO, João Gabriel do. Formação inicial, história e cultura africana e afrobrasileira: desafios e perspectivas na implementação da lei federal 10.639/2003. 1. ed. Uberlândia, MG: Editora Gráfica Lops, p. 143-155, 2012.

OLIVEIRA, Leonardo Silva; KATRIB, Cairo Mohamad Ibrahim. A Imagem do Negro na Mídia Brasileira: Descortinando olhares. In: FILHO, Guimes Rodrigues; OLIVEIRA, Cristiane Coppe de; NASCIMENTO, João Gabriel do. Formação inicial, história e cultura africana e afrobrasileira: desafios e perspectivas na implementação da lei federal 10.639/2003. 1. ed. Uberlândia, MG: Editora Gráfica Lops, p. 112-122, 2012.

PARO, Vitor Henrique. A gestão da educação ante as exigências de qualidade e produtividade da escola pública. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1996.

RAMOS, Ludma Lillyan Vieira Ramos; FILHO, Guimes Rodrigues. Mídia e Preconceito em Propagandas: Um panorama sobre a propagação de estereótipos e discriminação contra negros (as) pelos meios de comunicação. In: FILHO, Guimes Rodrigues; OLIVEIRA, Cristiane Coppe de; NASCIMENTO, João Gabriel do. Formação inicial, história e cultura africana e afrobrasileira: desafios e perspectivas na implementação da lei federal 10.639/2003. 1. ed. Uberlândia, MG: Editora Gráfica Lops, p. 132-142, 2012.

SANTOS, Gevanilda. Relações Raciais e desigualdades no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2008.

SILVA, Denise Almeida. “Para gostar de ser”: literatura negra, racismo e autoestima. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 41, n. esp., p. 88-94, jan./jun. 2016. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/7330>. Acesso: 06 ago. 2016.

SOARES, Josefa Maria Paixão. Mídias na educação: a utilização dos objetos de aprendizagem na escola estadual de educação básica Prof. Pedro de França Reis - avanços e dificuldades. V EPEAL, 2015.

SOUSA, Ivaldo da Silva. As relações étnico-raciais em sala de aula: preconceito invisível, porém concreto. Pará de Minas, MG: Editora virtual. Books, 2014.

XAVIER, Maria do Carmo; DORNELLES, Ana Paula Lacerda. O debate parlamentar na tramitação da lei 10.639/2003: interrogando o papel da escola na construção da identidade cultural e étnica no Brasil. EccoS Revista Científica, v. 11, n. 2, p. 569-586, jul/dez. 2009. Disponível em: <http://www.redalyc.org/pdf/715/71512786014.pdf >. Acesso em: 08 dez. 2017.

TRINDADE, Azoilda Loretto. Olhando com o coração e sentindo com o corpo inteiro no cotidiano escolar. In: TRINDADE, Azoilda Loretto; SANTOS, Rafael dos (Orgs.). Multiculturalismo - Mil e uma faces da Escola. 3. ed. Coleção: O sentido da Escola, Rio de Janeiro; DP&A, p. 7-16, 2002.

VIDEIRA, Piedade Lino. Marabaixo, dança afrodescendente: significando a identidade étnica do negro amapaense. Fortaleza: Edições UFC, 2009.

Publicado

2017-12-14

Cómo citar

REIS, M. M. dos; FOSTER, E. da L. S.; CUSTÓDIO, E. S. Mídias na escola: recursos pedagógicos na prevenção e combate ao racismo em escolas da rede municipal de ensino de Macapá-AP. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 8, n. 3, p. 478–495, 2017. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i3.902. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6984. Acesso em: 25 nov. 2024.