Mídias na escola: recursos pedagógicos na prevenção e combate ao racismo em escolas da rede municipal de ensino de Macapá-AP

Autores/as

  • Minelva Medeiros dos Reis Universidade Federal do Amapá
  • Eugénia da Luz Silva Foster Universidade Federal do Amapá
  • Elivaldo Serrão Custódio Secretaria de Estado da Educação do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i3.902

Palabras clave:

Racismo. Lei 10.639/2003. Mídias. Educação pública. Amapá.

Resumen

O presente artigo resulta de um projeto de mesmo nome, que teve como objetivo analisar as possibilidades de uso das diversas mídias na prevenção e no combate ao racismo em uma escola da rede municipal de ensino de Macapá-AP. No estudo foram utilizados dois tipos de pesquisa: a bibliográfica e a de campo. A metodologia utilizada foi a colaborativa e reflexiva proposta por Magalhães e Liberali (2011). Quanto à abordagem, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa, tendo em vista que propôs uma reflexão sobre os fazeres pedagógicos e, a partir da própria realidade, construiu-se novos conhecimentos. Os resultados demonstram que, apesar do desconhecimento de alguns dos sujeitos da pesquisa sobre o uso das mídias na educação, elas constituem-se como poderosos recursos pedagógicos a serem utilizados na efetivação da Lei n° 10.639/2003, se trabalhados em uma perspectiva de perceber os aspectos sutis por onde o racismo vai sendo reproduzido e superado.

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Biografía del autor/a

Minelva Medeiros dos Reis, Universidade Federal do Amapá

Graduada em Letras (FAMA), Especialista em Mídias na Educação (UNIFAP), Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Estrangeira (IBPEX), Especialista em Supervisão e Formação de Professores – Conhecimento e Ciência, Pós graduanda em Políticas Educacionais (UNIFAP). Professora da rede municipal de ensino de Macapá-AP.

Eugénia da Luz Silva Foster, Universidade Federal do Amapá

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Fluminense (UFF), com pós-doutorado em Educação pela UERJ. Professora efetiva da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Elivaldo Serrão Custódio, Secretaria de Estado da Educação do Amapá

Pós-doutorando em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Doutor em Teologia pela Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Docente da Secretaria de Estado da Educação do Amapá (SEED).

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Publicado

2017-12-14

Cómo citar

REIS, M. M. dos; FOSTER, E. da L. S.; CUSTÓDIO, E. S. Mídias na escola: recursos pedagógicos na prevenção e combate ao racismo em escolas da rede municipal de ensino de Macapá-AP. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 8, n. 3, p. 478–495, 2017. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i3.902. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6984. Acesso em: 23 jul. 2024.