A formação didática do docente universitário

Palavras-chave: Educação superior. Docente universitário. Formação de professores

Resumo

Este artigo pretende discutir os aspectos conjunturais subjacentes à formação do professor universitário, a partir da análise do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância, documento disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Resulta de recorte em pesquisa desenvolvida nos cursos de Análise de Sistemas e Sistemas de Informação da Universidade do Estado da Bahia (2013/2014). O documento, que esclarece os critérios de avaliação relativos aos cursos de graduação em organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura, foi analisado através da técnica de análise temática. Como resultado do estudo realizado, identifica-se a pouca importância conferida à prática docente no ensino superior e os problemas dela decorrentes, relacionados à identidade profissional e à sua formação pedagógica.

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Biografia do Autor

Monica de Souza Massa, Universidade do Estado da Bahia
Departamento de Ciencias Exatas e da Terra - Campus I
Cristina Maria D´Avila Teixeira, Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós Graduação em Educaçõ - FACED - UFBA

Referências

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Publicado
2018-10-19
Como Citar
Massa, M. de S., & Teixeira, C. M. D. (2018). A formação didática do docente universitário. Educação Em Perspectiva, 9(2), 230-240. https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i1.942
Seção
Artigos