v. 9 n. 2 (2018): maio/ago.

					Visualizar v. 9 n. 2 (2018): maio/ago.
Publicado: 2018-10-19

Editorial

  • Editorial

    Joyce Wassem
    192-196
    DOI: https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.1116

Artigos

  • O PNAIC e sua contribuição aos professores alfabetizadores sobre o sistema de escrita alfabética

    Eliane Korn, Rosana Mara Koerner
    197-214
    DOI: https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i1.806
  • Desafios e possibilidades no processo de avaliação da aprendizagem de estudantes com deficiência visual na universidade

    Tania Mara Zancanaro Pieczkowski, Jiovana Grapilha
    215-229
    DOI: https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i1.822
  • A formação didática do docente universitário

    Monica de Souza Massa, Cristina Maria D´Avila Teixeira
    230-240
    DOI: https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i1.942
  • Universidades de classe mundial e a ideologia da excelência: tendências globais e locais

    Lara Carlette Thiengo, Lucídio Bianchetti
    241-258
    DOI: https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i1.985
  • Os sentidos de currículo e a configuração da prática pedagógica

    Maria Narleide Oliveira Castro, Edinaldo Medeiros Carmo
    259-274
    DOI: https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.926
  • O exercício da docência entre incentivos e regulações: o processo de adoecimento do professorado da educação básica

    Juliana Campos Schmitt, Priscila Reis Vieira, Elita Betânia de Andrade Martins
    275-291
    DOI: https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.959
  • Tecnologia da formação docente no currículo dos blogs sobre alfabetização

    Gabriela Silveira Meireles, Marlucy Alves Paraíso
    292-312
    DOI: https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.961
  • A influência internacional sobre a pedagogia universitária para formação do pedagogo e sua caracterização na mesorregião leste de Mato Grosso do Sul

    Paulo Fioravante Giareta, Valdeci Luiz Fontoura dos Santos, Juliana Bernardi Petek
    313-329
    DOI: https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.967
  • A construção da escola de tempo integral: relações entre as opções político-pedagógicas da secretaria de educação (macro) e da escola (micro)

    Cláudia da Mota Darós Parente
    330-346
    DOI: https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.979
  • Desencontros legais e morais na pesca artesanal: a Educação Ambiental política para a transformação socioambiental em Rio Grande/RS e São José do Norte/RS

    Janaina Agostini Braido, Vanessa Hernandez Caporlingua
    347-363
    DOI: https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.969
  • Análise dos PPC dos Cursos de Pedagogia ofertados pelo sistema UAB na região sul do Brasil: indicativos de oferta e adesão ao sistema UAB

    Sandra Letícia Schroeder Iglesias, Maria Luísa Furlan Costa
    364-380
    DOI: https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.973
  • Desafios do saber-fazer docente na contemporaneidade

    Celso José Martinazzo, Óberson Isac Dresch
    381-395
    DOI: https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.977
  • Ser pedagogo: a escolha profissional de egressos do curso de pedagogia

    Nilzilene Imaculada Lucindo, Célia Maria Fernandes Nunes, Regina Magna Bonifácio de Araújo
    396-413
    DOI: https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.982

Relatos de experiência