Análise dos PPC dos Cursos de Pedagogia ofertados pelo sistema UAB na região sul do Brasil: indicativos de oferta e adesão ao sistema UAB

Palavras-chave: Projeto pedagógico de curso. Pedagogia. Educação a distância. UAB.

Resumo

Este artigo decorre dos resultados obtidos na tese de doutorado em Educação realizada pelo Programa de Pós-Graduação na Universidade Estadual de Maringá. O atendimento as diferentes demandas da sociedade brasileira influenciam o modelo formativo ofertado pelas Instituições de Ensino Superior públicas. Objetivou-se verificar nos Projetos Pedagógicos de Curso dos cursos de Pedagogia, os indicativos que justifiquem sua oferta e adesão ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A pesquisa é qualitativa, com opção pela análise documental e de conteúdo. Os indicativos encontrados foram: atender as novas exigências do mundo produtivo; democratização do acesso ao Ensino Superior; formação para o uso das tecnologias e acatar os marcos legais, demonstrando a relevância do curso de Pedagogia e do Sistema UAB na perspectiva da educação ao longo da vida. Desmistifica a modalidade a distância como aquela destinada somente aos que não conseguiram estudar no tempo e nas condições regulares de ensino.

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Biografia do Autor

Sandra Letícia Schroeder Iglesias, Secretaria Estadual de Educação do Paraná
Professora Pedagoga da SEED e docente colaboradora na Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO) no Departamento de Pedagogia /DEPED.
Maria Luísa Furlan Costa, Universidade Estadual de Maringá
Doutora em Educação pela Universidade Paulista Julio de Mesquita Filho. Professora adjunta da Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado
2019-01-02
Como Citar
Schroeder Iglesias, S. L., & Costa, M. L. F. (2019). Análise dos PPC dos Cursos de Pedagogia ofertados pelo sistema UAB na região sul do Brasil: indicativos de oferta e adesão ao sistema UAB. Educação Em Perspectiva, 9(2), 364-380. https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.973
Seção
Artigos