Análise dos PPC dos Cursos de Pedagogia ofertados pelo sistema UAB na região sul do Brasil: indicativos de oferta e adesão ao sistema UAB

Autores

  • Sandra Letícia Schroeder Iglesias Secretaria Estadual de Educação do Paraná
  • Maria Luísa Furlan Costa Universidade Estadual de Maringá http://orcid.org/0000-0002-7838-0459

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.973

Palavras-chave:

Projeto pedagógico de curso. Pedagogia. Educação a distância. UAB.

Resumo

Este artigo decorre dos resultados obtidos na tese de doutorado em Educação realizada pelo Programa de Pós-Graduação na Universidade Estadual de Maringá. O atendimento as diferentes demandas da sociedade brasileira influenciam o modelo formativo ofertado pelas Instituições de Ensino Superior públicas. Objetivou-se verificar nos Projetos Pedagógicos de Curso dos cursos de Pedagogia, os indicativos que justifiquem sua oferta e adesão ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A pesquisa é qualitativa, com opção pela análise documental e de conteúdo. Os indicativos encontrados foram: atender as novas exigências do mundo produtivo; democratização do acesso ao Ensino Superior; formação para o uso das tecnologias e acatar os marcos legais, demonstrando a relevância do curso de Pedagogia e do Sistema UAB na perspectiva da educação ao longo da vida. Desmistifica a modalidade a distância como aquela destinada somente aos que não conseguiram estudar no tempo e nas condições regulares de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Letícia Schroeder Iglesias, Secretaria Estadual de Educação do Paraná

Professora Pedagoga da SEED e docente colaboradora na Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO) no Departamento de Pedagogia /DEPED.

Maria Luísa Furlan Costa, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pela Universidade Paulista Julio de Mesquita Filho. Professora adjunta da Universidade Estadual de Maringá.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2006.

BRASIL. Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Revogado pelo Decreto nº 9.057, de 2017. Brasília, DF: 2005. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5622.htm>. Acesso em: 5 jan. 2018.

BRASIL. Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Brasília, DF: 2006a. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5800.htm>.
Acesso em: 6 jan. 2018.

BRASIL. Decreto nº 5.733, de 9 de maio de 2006. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino. Brasília, DF: 2006b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/decreton57731.pdf>. Acesso em: 08 jan. 2016.

BRASIL. Decreto nº 6.303, de 12 de dezembro de 2007. Revogado pelo Decreto nº 9.235, de 2017. Brasília DF: 2007. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6303.htm>. Acesso em: 09 dez. 2016.

BRASIL. Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Revogado pelo Decreto nº 8.752, de 2016. Brasília DF: 2009. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6755.htm>. Acesso em: 12 dez. 2016.

BRASIL. Decreto nº 9.057/2017. Brasília, DF: 2017. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/D9057.htm>.
Acesso em: 08 dez. 2017.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional nº 9.394/96. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 6 jan. 2018.

BRASIL. Parecer CNE/CES nº 136, de 8 de julho de 2010. Regularidade da autorização conferida à Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu (VIZIVALI), instituição do sistema estadual, para a oferta do Programa Especial de Capacitação em Serviço destinado aos docentes da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Brasília, DF: 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6288-pces136-10&category_slug=agosto-2010-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 16 mar. 2018.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de Fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, DF: 2002a. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res1_2.pdf>. Acesso em: 5 jan. 2018.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 19 fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Brasília, DF: 2002b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP022002.pdf>. Acesso em: 16 mar. 2018.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília, DF: 2006c. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em: 5 jan. 2018.

COSTA, Maria Luísa Furlan. Educação a distância no Brasil. Maringá: Eduem, 2013. 130p.

FURG. Universidade Federal do Rio Grande. Secretaria de Educação a Distância (SEaD). 2010. Disponível em: <http://www.sead.furg.br/>. Acesso em: 5 jan. 2018.

GRAMSCI, Antonio. Concepção Dialética de História. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 4 ed., 1981. 341p.

UDESC. Universidade do Estado de Santa Catarina. 2009. Disponível em: <http://www.udesc.br/>. Acesso em: 5 jan. 2018.

UEL. Universidade Estadual de Londrina. Deliberação da Câmara de Graduação nº 001, de 15 de fevereiro de 2011. Estabelece adequações curriculares à Resolução CEPE/CA n° 244/2009, que institui o Programa Emergencial de Formação de Professores em exercício na Educação Básica Pública e estabelece outras providências. Londrina, PR: 2011. Disponível em:
<http://www.uel.br/prograd/docs_prograd/deliberacoes/deliberacao_01_11.pdf>. Acesso em: 16 mar. 2018.

UEL. Universidade Estadual de Londrina. Resolução CEPE/CA n° 0245/2009. Estabelece o Projeto Pedagógico do curso de Primeira Licenciatura em Pedagogia integrante do Programa
Emergencial de Formação de Professores em exercício na Educação Básica Pública. Londrina, PR: 2009. Disponível em: <http://www.uel.br/prograd/docs_prograd/resolucoes/2009/resolucao_0245_09.pdf>. Acesso em: 16 mar. 2018.

UEL. Universidade Estadual de Londrina. Resolução CEPE nº 0051, de 08 de junho de 2010. Regulamenta a criação de cursos na modalidade a distância na UEL. Londrina, PR: 2010. Disponível em:
<http://www.uel.br/prograd/docs_prograd/resolucoes/2010/resolucao_51_10.pdf>. Acesso em: 16 mar. 2018.

UEM. Universidade Estadual de Maringá. Núcleo de Educação a Distância (NEAD). s.d. Disponível em: <http://portal.nead.uem.br/>. Acesso em: 6 jan. 2018.

UEPG. Universidade Estadual de Ponta Grossa. Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância. 2009. Disponível em: <https://ead.uepg.br/apl/Curso_polo/index.php?page=ListaCursos#>. Acesso em: 5 jan. 2018.

UFPR. Universidade Federal do Paraná. s.d. Disponível em: <http://www.ufpr.br/portalufpr/>. Acesso em: 5 jan. 2018.

UFRGS. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Secretaria de Educação a Distância (SEAD UFRGS). s.d. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/sead>. Acesso em: 6 jan. 2018.

UFSC. Universidade Federal de Santa Catarina. s.d. Disponível em: <https://ead.ufsc.br/>. Acesso em: 6 jan. 2018.

UFSM. Universidade Federal de Santa Maria. Núcleo de Tecnologia Educacional. s.d. Disponível em: <https://nte.ufsm.br/>. Acesso em: 2 jan. 2018.

UNICENTRO. Universidade Estadual do Centro Oeste. Núcleo de Ensino a Distância (NEAD). 2015. Disponível em: <https://ead.unicentro.br/>. Acesso em: 5 jan. 2018.

Downloads

Publicado

2019-01-02

Como Citar

SCHROEDER IGLESIAS, S. L.; COSTA, M. L. F. Análise dos PPC dos Cursos de Pedagogia ofertados pelo sistema UAB na região sul do Brasil: indicativos de oferta e adesão ao sistema UAB. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 2, p. 364–380, 2019. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.973. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7045. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos