Metodologia do ensino superior com tecnologias da informação e comunicação: estratégias de ensino experienciadas

Palavras-chave: TIC. Prática pedagógica. Estratégias didáticas. Formação de docentes do ensino superior.

Resumo

Este relato de experiência apresenta a investigação de metodologias educacionais com o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) como ferramentas norteadoras no processo de promoção e inovação da qualidade do ensino superior. Descreve uma experiência envolvendo exploração de estratégias didáticas com recursos das TIC em aulas da disciplina “Metodologia do Ensino Superior com TIC”, ofertada aos mestrandos, doutorandos e discentes especiais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), no segundo semestre do ano letivo de 2016. Apresenta o relato das atividades curriculares com utilização de TIC trabalhadas na disciplina, envolvendo a seleção de recursos tecnológicos, subsidiando aulas dinâmicas e colaborativas, em que o conhecimento a ser construído se deu de forma compartilhada num espaço interativo entre docente e estudantes. O referencial teórico é fundamentado em Masetto (1998), Debald (2003), Zabalza (2004), Mauri e Onrubia (2010) e Mercado (2015). Como resultados são descritas as estratégias metodológicas utilizadas durante o percurso da disciplina, mostrando possibilidades de práticas metodológicas para a promoção da qualidade e da inovação no que diz respeito à docência no ensino superior.

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Biografia do Autor

Luis Paulo Leopoldo Mercado, Universidade Federal de Alagoas
Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor titular da Universidade Federal de Alagoas.
Maria Gisélia da Silva Gomes, Universidade Federal de Alagoas
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas.
Carla Glycia Santos da Silva, Universidade Federal de Alagoas
Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Alagoas.

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Publicado
2019-01-11
Como Citar
Mercado, L. P. L., Gomes, M. G. da S., & Silva, C. G. S. da. (2019). Metodologia do ensino superior com tecnologias da informação e comunicação: estratégias de ensino experienciadas. Educação Em Perspectiva, 9(2), 453-478. https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.978
Seção
Relatos de experiência