Metodologia do ensino superior com tecnologias da informação e comunicação: estratégias de ensino experienciadas
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.978Keywords:
TIC. Prática pedagógica. Estratégias didáticas. Formação de docentes do ensino superior.Abstract
Este relato de experiência apresenta a investigação de metodologias educacionais com o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) como ferramentas norteadoras no processo de promoção e inovação da qualidade do ensino superior. Descreve uma experiência envolvendo exploração de estratégias didáticas com recursos das TIC em aulas da disciplina “Metodologia do Ensino Superior com TIC”, ofertada aos mestrandos, doutorandos e discentes especiais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), no segundo semestre do ano letivo de 2016. Apresenta o relato das atividades curriculares com utilização de TIC trabalhadas na disciplina, envolvendo a seleção de recursos tecnológicos, subsidiando aulas dinâmicas e colaborativas, em que o conhecimento a ser construído se deu de forma compartilhada num espaço interativo entre docente e estudantes. O referencial teórico é fundamentado em Masetto (1998), Debald (2003), Zabalza (2004), Mauri e Onrubia (2010) e Mercado (2015). Como resultados são descritas as estratégias metodológicas utilizadas durante o percurso da disciplina, mostrando possibilidades de práticas metodológicas para a promoção da qualidade e da inovação no que diz respeito à docência no ensino superior.
Downloads
References
ARAUJO, Claudia Helena; PEIXOTO, Joana. Docência online: trabalho pedagógico mediado por tecnologias digitais da informação e da comunicação. ETD- Educ. Temática Digital, Campinas, v. 18, n. 2, p. 404-417. Disponível em:<http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639484/13322> Acesso em: 10 mar. 2017.
BACKES, Luciana; SCHLEMMER, Eliane. Práticas pedagógicas na perspectiva do hibridismo tecnológico digital. Rev. Diálogo Educ, Curitiba, v. 13, n. 38, p. 243-266, jan./abr. 2013. Disponível em: <http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=7644&dd99=view&dd98=pb>. Acesso em: 10 mar. 2017.
BATES, Anthony. Educar na era digital: design, ensino e aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional, 2016.
BERNABÉ, Iolanda. Os professores como aprendizes com as TIC. In: BARBA, Carme; CAPELA, Sebastiá (Orgs.). Computadores em sala de aula: métodos e usos. Porto Alegre: Penso, 2012. P. 77-83.
CARVALHO, Ana Amélia. Apps para dispositivos móveis: manual para professores, formadores e bibliotecários. Lisboa: Ministério da Educação de Portugal, 2015. Disponível em: <http://erte.dge.mec.pt/sites/default/files/Recursos/Estudos/apps_dispositivos_moveis2016.pdf>. Acesso em: 14 out. 2016.
DEBALD, Blasius Silvano. A docência no ensino superior numa perspectiva construtivista. Seminário Nacional Estado e Políticas Públicas no Brasil. Anais... Cascavel: PR, 2013.
FAVERO, Altair Alberto; TAUCHEN, Gionara. Docência da educação superior: tensões e possibilidades de gestão da profissionalização. Acta scientiarum, Maringá, v. 35, n. 2, p. 235-242, jul./dez. 2013. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/20074>. Acesso em: 10 mar. 2017.
FELDKERCHER, Nadiane. Docência universitária: o professor universitário e sua formação. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 12. n. 22, p. 221-245, maio/ago. 2016. Disponível em: <http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/viewFile/5819/5619>. Acesso em: 14 out. 2016.
FERREIRA, Daniela Elisa. Experiências de aprendizagem no contexto on-line: narrativas dos estudantes do Projeto Ingrede. 2012. 139 f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos. Faculdade de Letras. Belo Horizonte, MG, 2012.
GEMIGNANI, Elizabeth Yu Me Yut. Formação de professores e metodologias ativas de ensino aprendizagem: ensinar para a compreensão. Revista Fronteiras da Educação [online], Recife, v. 1, n. 2, p. 1-27, 2012. Disponível em: <http://www.fronteirasdaeducacao.org/index.php/fronteiras/article/view/14>. Acesso: 3 mar. 2017.
HARASIM, Linda. Educação online e as implicações da inteligência artificial. Revista da Faaeba – Educação e Contemporaneidade. Salvador, v. 24, n. 44, p. 25-39, jul./dez. 2015. Disponível em: <http://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1818/1232>. Acesso em: 14 out. 2016.
JARA, Oscar. Sistematización de experiências, investigación y evaluación: aproximaciones desde três ângulos. The International Journal for Global and Development Education Research, ano 1, p. 56-70, 2012.
KOLB, David. Experiential learning: experience as the source of learning and development. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1984.
MASETTO, Marcos Tarciso. Professor universitário: um profissional da educação na atividade docente. In: MASETTO, Marcos Tarciso (Org.). Docência na universidade. Campinas: Papirus, 1998. P. 21-28.
MAURI, Teresa; ONRUBIA, Javier. O professor em ambientes virtuais: perfil, condições e competências. In: COLL, Cesar; MONEREO, Carles e colaboradores. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. P. 118-135.
MENDONÇA, José Ricardo et al. Competências gerenciais do professor de ensino superior para a gestão universitária: discussão teórica. Anais... Forges, 2013. Disponível em: <http://docplayer.com.br/14432775-Competencias-gerenciais-do-professor-de-ensino-superior-para-a-gestao-universitaria-discussao-teorica.html>. Acesso em: 14 out. 2016.
MERCADO, Luis Paulo. Metodologias de ensino com tecnologias da informação e comunicação no ensino jurídico. Avaliação. Campinas, v. 21, p. 263-299, 2016.
MERCADO, Luis Paulo. Tecnologias digitais e educação a distância: letramento digital e formação de professores. In: CAVALCANTE, Maria Marina et al. (Orgs.). Didática e Práticas de Ensino: diálogos sobre a escola, a formação de professores e a sociedade. Endipe Livro 4. Fortaleza: Eduece, 2015. P. 328-346. Disponível em: <https://goo.gl/VA568K> Acesso em 14 out 2016.
MERIJE, Wagner. Movimento: educação e comunicação mobile. São Paulo: Petrópolis, 2012.
MICCOLI, Laura. Ensino e aprendizagem de inglês: experiências, desafios e possibilidades. Campinas: Pontes, 2010.
MICCOLI, Laura. A evolução da pesquisa experiencial: uma trajetória colaborativa. In: MICCOI, Laura (Org.). Pesquisa experiencial em contextos de aprendizagem: uma abordagem em evolução. Campinas: Pontes, 2014. P. 17-75.
MONEREO, Carles; POZO, Juan Ignácio. O aluno em ambientes virtuais: condições, perfil e competências. In: COLL, Cesar; MONEREO, Carles e colaboradores. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. P. 97-117.
PEREZ GOMES, Ángel. Educação na era digital: a escola educativa. Porto Alegre: Artmed, 2015.
POZO, Juan Ignacio; MONEREO, Carles; CASTELLÓ, Montserrat. O uso estratégico do conhecimento. In: COLL, César; MARCHESI, Álvaro; PALACIOS, Jesús; (Orgs.). Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1996. P. 145-160.
CRUZ RAMOS, Katia Maria. Reconfigurar a profissionalidade docente universitária: um olhar sobre ações de atualização pedagógico-didática. Porto: Universidade do Porto, 2010.
SÁ, Helena; SILVA, Marco. Mediação docente e desenho didático: uma articulação complexa na educação online. Rev. Diálogos Educ., Curitiba, v. 13, n. 38, p. 139-159, jan./dez. 2013. Disponível em: <http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=7635&dd99=view&dd98=pb> Acesso em: 14 out. 2016.
SERRA, Antonio Roberto; SILVA, João Augusto (Orgs.). Por uma educação sem distâncias: recortes da realidade brasileira. São Luís: Eduema, 2008.
SILVA, Juan. Un modelo pedagógico virtual centrado en las e-actividades. RED – Revista de Educacion a Distância, n. 53, mar. 2017. Disponível em: <http://www.um.es/ead/red/53/silva.pdf> Acesso em: 10 mar. 2017.
SILVA, Marco; SANTOS, Edméa. Avaliação da aprendizagem em educação online. São Paulo: Loyola, 2006.
SILVA, Marco. Criar e professorar um curso online: relato de experiência. In: SILVA, Marco (Org.). Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. 2.ed. São Paulo: Loyola, 2006. P. 53-75.
SILVA, Marco; CILENTO, Sheilane Maria de Avellar. Formação de professores para docência online: considerações sobre um estudo de caso. Revista da Faaeba – Educação e Contemporaneidade. Salvador, v. 23, n. 42, p. 207-218, jul./dez. 2014. Disponível em: <http://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1042/720>. Acesso em: 14 out. 2016.
VELANDIA-MESA, Cristian; SERRANO-PASTOR, Francisca José; MARTÍNEZ-SEGURA, Maria José. La investigación formativa em ambientes ubícuos y virtuales en educación superior. Comunicar, n. 51, v. XXV, p. 9-18, 2017.
ZABALZA, Miguel. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.
ZAINA, Luciana Aparecida. Acompanhamento do aprendizado do aluno em cursos à distância através da web: metodologias e ferramenta. 2002. 169 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia). Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.