Práticas educativas inclusivas na educação infantil: superando a marcação social de gênero e raça entre as crianças pequenas

Autores

  • Elizabete Cristina Costa-Renders Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Rosana Donizeti Martinho Gazotto Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Cleia Souza Santos Universidade Municipal de São Caetano do Sul http://orcid.org/0000-0001-7397-7590

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.971

Palavras-chave:

Educação inclusiva. Educação infantil. Práticas educativas. Gênero. Etnia. Diferenças.

Resumo

Este artigo relata um processo de reflexão sobre a própria prática educativa que aconteceu no âmbito dos estudos da disciplina Educação Inclusiva, num programa de mestrado profissional em educação, oferecido por uma universidade pública municipal. Aborda os relatos de 02 professoras que atuam na Educação Infantil a partir da seguinte pergunta: como as práticas educativas cotidianas podem contribuir para a construção da escola inclusiva? Opta pelo estudo sistemático da marcação social da diferença entre as crianças pequenas (gênero e raça) a partir da interface entre as políticas de educação inclusiva e as práticas na educação infantil. Os estudos fundamentaram-se no referencial teórico do paradigma da inclusão, trabalhando temas como diversidade, inclusão e múltiplas linguagens na Educação Infantil. Esta ação reflexiva resultou em duas proposições: 1. Há meios para rompermos com a marcação de raça e gênero nos cotidianos das instituições de Educação Infantil; 2. Há um potencial inclusivo nas brincadeiras e no brincar com os brinquedos não estruturados, quando este sustenta-se nos princípios éticos e estéticos multiculturais.

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Biografia do Autor

Elizabete Cristina Costa-Renders, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Pós Doutora e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado profissional em Educação) da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Rosana Donizeti Martinho Gazotto, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Mestranda em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Cleia Souza Santos, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Mestranda em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Professora ensino Infantil e Fundamental I da Prefeitura Municipal de São Paulo.

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Publicado

2019-01-02

Como Citar

COSTA-RENDERS, E. C.; GAZOTTO, R. D. M.; SANTOS, C. S. Práticas educativas inclusivas na educação infantil: superando a marcação social de gênero e raça entre as crianças pequenas. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 2, p. 414–433, 2019. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.971. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7044. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência