Ser pedagogo: a escolha profissional de egressos do curso de pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.982

Palavras-chave:

Curso de pedagogia. Egressos. Escolha profissional. Satisfação profissional.

Resumo

Este artigo apresenta um recorte da pesquisa “Por onde andam os ex-alunos do curso de Pedagogia/UFOP? Conhecendo a trajetória e o lugar profissional desses egressos” que investigou a função profissional dos concluintes do curso de Pedagogia, formados após a implantação da Resolução CNE/CP nº 1/2006. O estudo, de abordagem qualitativa, fez uso da análise documental, da pesquisa bibliográfica e de campo. Na coleta de dados foi utilizado um questionário on-line destinado aos 145 egressos que se formaram entre 2012 e 2015. Identificamos que 75,7% dos egressos estão trabalhando; 72,9% atuam na área educacional; 51,4% em instituição pública. O fator que mais influenciou a escolha pela Pedagogia foi a identificação com a área e o ambiente educacional. Dos egressos, 70% se encontram satisfeitos com a profissão e 85,7% se declararam satisfeitos com sua escolha, contudo, as más condições e a precarização do trabalho docente são os fatores que justificam a insatisfação destacada por alguns.

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Biografia do Autor

Nilzilene Imaculada Lucindo, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestra em Educação pela UFOP. Professora do Departamento de Administração Educacional da Faculdade de Educação da UEMG.

Célia Maria Fernandes Nunes, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutora em Educação. Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto.

Regina Magna Bonifácio de Araújo, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutora em Educação. Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto.

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Publicado

2019-01-11

Como Citar

LUCINDO, N. I.; NUNES, C. M. F.; ARAÚJO, R. M. B. de. Ser pedagogo: a escolha profissional de egressos do curso de pedagogia. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 2, p. 396–413, 2019. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.982. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7053. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos