Ser pedagogo: a escolha profissional de egressos do curso de pedagogia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.982

Palabras clave:

Curso de pedagogia. Egressos. Escolha profissional. Satisfação profissional.

Resumen

Este artigo apresenta um recorte da pesquisa “Por onde andam os ex-alunos do curso de Pedagogia/UFOP? Conhecendo a trajetória e o lugar profissional desses egressos” que investigou a função profissional dos concluintes do curso de Pedagogia, formados após a implantação da Resolução CNE/CP nº 1/2006. O estudo, de abordagem qualitativa, fez uso da análise documental, da pesquisa bibliográfica e de campo. Na coleta de dados foi utilizado um questionário on-line destinado aos 145 egressos que se formaram entre 2012 e 2015. Identificamos que 75,7% dos egressos estão trabalhando; 72,9% atuam na área educacional; 51,4% em instituição pública. O fator que mais influenciou a escolha pela Pedagogia foi a identificação com a área e o ambiente educacional. Dos egressos, 70% se encontram satisfeitos com a profissão e 85,7% se declararam satisfeitos com sua escolha, contudo, as más condições e a precarização do trabalho docente são os fatores que justificam a insatisfação destacada por alguns.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nilzilene Imaculada Lucindo, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestra em Educação pela UFOP. Professora do Departamento de Administração Educacional da Faculdade de Educação da UEMG.

Célia Maria Fernandes Nunes, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutora em Educação. Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto.

Regina Magna Bonifácio de Araújo, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutora em Educação. Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto.

Citas

AGUIAR, Márcia Ângela da Silva et al. Diretrizes curriculares do curso de pedagogia no Brasil: disputas de projetos no campo da formação profissional da educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 96 - Especial, p. 819-842, out. 2006. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/es/v27n96/a10v2796.pdf>. Acesso em: 13 out. 2011.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BASÍLIO, Márcia Alves Tenório; MACHADO, Laêda Bezerra. A escolha por pedagogia – o que revelam os estudantes. Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco, IV, Caruaru, 2012. Disponível em: <http://www.epepe.com.br/EPEPE2012_IV/Trabalhos/04/C-04/C4-81.pdf>. Acesso em: 07 jul. 2015.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação– uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Conselho Federal de Educação. Parecer n° 251/62. Fixa o currículo mínimo e a duração do Curso de Pedagogia. Relator: Valnir Chagas. Documenta. nº 11, jan./fev. 1963. 59-66p.

BRASIL. Conselho Federal de Educação. Parecer n° 252/69. Fixa os mínimos de conteúdo e duração a serem observados na organização do curso de Pedagogia. Relator: Valnir Chagas. Documenta. nº 100, abr. 1969. 101-139p.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 05/2005 de 13 de dezembro de 2005. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Diário Oficial da União, Brasília, 15 maio 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pcp05_05.pdf>. Acesso em: 26 dez. 2013.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 1/2006 de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, 16 maio 2006, Seção 1, p. 11. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2013.

BRASIL. Decreto-Lei nº 1190 de 04 de abril de 1939. Dá organização à Faculdade Nacional de Filosofia. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, RJ, 06 abr. 1939. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1930-1939/decreto-lei-1190-4-abril-1939-349241-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em: 08 set. 2013.

CRUZ, Giseli Barreto da. Curso de Pedagogia no Brasil: história e formação com pedagogos primordiais. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011.

GATTI, Bernardete Angelina; et al. A Atratividade da Carreira Docente no Brasil. Relatório Final. São Paulo: Fundação Carlos Chagas; Fundação Vitor Civita, 2009. Disponível em: <http://www.zerohora.com.br/pdf/15141177.pdf>. Acesso em: 03 abr. 2018.

GATTI, Bernardete Angelina (Coord.); BARRETTO, Elba Siqueira de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001846/184682por.pdf>. Acesso em: 07 jun. 2013.

GATTI, Bernardete Angelina; NUNES, Marina Muniz Rossa (Orgs.). Formação de professores para o Ensino Fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em Pedagogia, Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Biológicas. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, DPE, 2009. Disponível em: <https://goo.gl/piYfGV>. Acesso em: 05 jan. 2017.

INEP. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo da educação básica: 2016 – notas estatísticas. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2017. 29 p. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/notas_estatisticas/2017/notas_estatisticas_censo_escolar_da_educacao_basica_2016.pdf>. Acesso em: 23 abr. 2017.

JESUS, Simone Penteado Silva de. A formação do pedagogo: estudo de caso com alunos egressos de um curso de pedagogia. 2010. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010. Disponível em: <http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1164>. Acesso em: 15 fev. 2017.

LEITE, Yoshie Ussami Ferrari; LIMA, Vanda Moreira Machado. Cursos de Pedagogia no Brasil: o que dizem os dados do INEP/MEC? Ensino Em-Revista, Uberlândia, v. 17, n. 1, p. 69-93, jan./jun. 2010. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/8185/5197>. Acesso em: 03 mar. 2015.

LIBÂNEO, José Carlos. Diretrizes Curriculares da Pedagogia: imprecisões teóricas e concepção estreita da formação profissional de educadores. Educação e Sociedade. Campinas: Editora da UFPR, v. 27, n. 96 – Especial, p. 843-876, 2006. Disponível em:
<http://www.scielo.br/pdf/es/v27n96/a11v2796.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2016.

LIBÂNEO, José Carlos.O ensino da Didática, das metodologias específicas e dos conteúdos específicos do ensino fundamental nos currículos dos cursos de Pedagogia. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 91, n. 229, p. 562-583, set./dez. 2010b.
Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/630>. Acesso em: 23 abr. 2017.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para que?12. ed. São Paulo: Cortez, 2010a.

LIBÂNEO, José Carlos; PIMENTA, Selma Garrido. Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.) Pedagogia e Pedagogos:caminhos e perspectivas. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011. P. 15-61.

LUCINDO, Nilzilene Imaculada. Quem são os pedagogos que atuam nas instituições de ensino público da SRE-OP: um estudo sobre o perfil, a formação e a trajetória desses profissionais. 2015. 158f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Ouro Preto, 2015. Disponível em: <http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5671>. Acesso em: 18 jun. 2016.

PEDRO, Neuza; PEIXOTO, Francisco. A satisfação profissional e auto-estima dos professores. Análise Psicológica, v. 24, n. 2, p. 247-262, 2006.

PIMENTA, Selma Garrido. A formação de professores para a Educação Infantil e para os anos iniciais do Ensino Fundamental: análise do currículo dos cursos de Pedagogia de instituições públicas e privadas do Estado de São Paulo. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, XVII, 2014, Fortaleza. Disponível em: <http://www.uece.br/eventos/xviiendipe/>. Acesso em: 24 jan. 2015.

SANCHEZ , Liliane Barreira; GOMES, Rafael Madureira. Quem são os alunos do curso de Pedagogia e porque escolhem essa profissão: um estudo de caso. EDUCERE Congresso Nacional de Educação, XII, 2015, Curitiba. Disponível em: <http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17538_8109.pdf>. Acesso em: 03 abr. 2018.

SARAIVA, Ana Cláudia Lopes Chequer; FERENC, Alvanize Valente Fernandes. A escolha profissional do curso de pedagogia: análise das representações sociais de discentes. Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, XXXIII, 2010, Caxambu. Disponível em:
<http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/
GT08-6350--Int.pdf>. Acesso em: 08 jul. 2015.

SAVIANI, Dermeval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008.

SENKEVICS, Adriano Souza. Cor ou raça nas instituições federais de ensino superior: explorando propostas para o monitoramento da Lei de Cotas. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2017. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/do
cument/id/689605>. Acesso em: 30 abr. 2017.

VARGAS, Michely de Lima Ferreira. Formação e inserção profissional do pedagogo: o panorama histórico desta carreira e os egressos do curso de Pedagogia presencial da Faculdade de Educação da UFMG. 2016. 297 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2016. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/BUBD-AA2H3A>. Acesso em: 15 fev. 2017.

VIEIRA, Josimar de Aparecido. Qualidade da formação inicial de pedagogos: indicadores na visão de egressos. 2010. 212 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2010. Disponível em: <http://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/2803/1/000430601-Texto%2BCompleto-0.pdf>. Acesso em: 14 abr. 2017.

Publicado

2019-01-11

Cómo citar

LUCINDO, N. I.; NUNES, C. M. F.; ARAÚJO, R. M. B. de. Ser pedagogo: a escolha profissional de egressos do curso de pedagogia. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 2, p. 396–413, 2019. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.982. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7053. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos