Modos de narrar a docência: representações docentes de estudantes do curso de pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.993Palavras-chave:
Pedagogia. Formação docente. Representações docentes.Resumo
Conhecer os sentidos sobre a docência que as estudantes do Curso de Pedagogia trazem consigo e de que modo tais sentidos podem constituir suas identidades como futuras docentes são os eixos condutores deste estudo que tem como objetivo analisar as representações docentes que fazem parte do ideário das alunas do curso de Pedagogia. Articulamos nesta pesquisa o campo de formação docente e a pesquisa formação. Assim, revisitamos as histórias de vida de alunas através da escrita de um memorial descritivo. Buscamos suporte teórico em autores como Larrosa (1994; 1996; 2016), Josso (2004), Ferrarotti (1988) para discutir os conceitos de narrativas, experiência e formação. Nossas análises nos levaram a considerar que antes mesmo de chegarem ao curso de formação inicial para docência as estudantes trazem em suas experiências modos de ser professora e modos de ser alunas. Representações que estão fundadas na docência como uma experiência feminina e maternal.
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