As concepções de avaliação de estudantes dos cursos de pós-graduação em docência: expectativas, preparação e realidade em sala de aula

Autores

  • Rosemary Lacerda Ramos Instituto Superior de Educação Ocidemnte https://orcid.org/0000-0002-7888-9677
  • Hércules da Silva Argolo Fundação Visconde de Cairu

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1007

Palavras-chave:

Avaliação formativa. Pós-graduação em docência. As concepções de avaliação dos alunos (SCoA).

Resumo

Este artigo traz uma investigação das principais concepções de avaliação que os alunos de pós-graduação em docência do ensino superior trazem, além de como essas concepções podem afetar sua prática educativa futura. Sua base principal são as respostas do questionário Students Conceptions of Assessment (SCoa), com adaptações. O questionário foi adotado por ser uma ferramenta já testada tanto internacionalmente quanto no Brasil e por possuir bastante aderência com os objetivos discutidos na pesquisa. Através da análise dos resultados deste questionário pode-se constatar a compreensão que os alunos têm sobre avaliação formativa e perceber que embora tenha se ampliado o uso de avaliações menos convencionais ainda persiste em grande escala as avaliações mais tradicionais ou somativas.

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Biografia do Autor

Rosemary Lacerda Ramos, Instituto Superior de Educação Ocidemnte

Pós-doutora em Educação e Contemporaneidade pela UNEB. Professora, pesquisadora e diretora do ISEO - Instituto Superior de Educação Ocidemnte.

Hércules da Silva Argolo, Fundação Visconde de Cairu

Pós-graduação em Controladoria pela Universidade Federal da Bahia.

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

RAMOS, R. L.; ARGOLO, H. da S. As concepções de avaliação de estudantes dos cursos de pós-graduação em docência: expectativas, preparação e realidade em sala de aula. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 3, p. 714–733, 2018. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1007. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7074. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos