Museus de ciência e o ensino por investigação - possíveis aproximações: relato de uma experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1013

Palavras-chave:

Atividade investigativa. Mediação. Museu de ciência.

Resumo

Este relato teve por objetivo analisar uma atividade com enfoque investigativo implementada no Instituto Nacional da Mata Atlântica, localizado em Santa Teresa, ES. O foco foi a visita monitorada que o Instituto oferece aos seus visitantes. A partir da construção de um roteiro de visitação que incorporou as características de uma atividade investigativa, foi proposta uma intervenção pedagógica que possibilitou uma abordagem problematizadora de conceitos biológicos durante uma visita com estudantes da educação básica. A atividade teve início com a colocação de uma situação-problema como ponto de partida, desencadeou debates e proporcionou um ambiente de interação e aprendizagens compartilhadas, articulou teorias científicas e evidências observáveis e aproximou os alunos do fazer científico. Assim, evidencia-se a possibilidade de o Instituto se tornar um espaço educacional, incorporando características do ensino de ciências por investigação em suas práticas.

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Biografia do Autor

Maria Margareth Cancian Roldi, Instituto Federal do Espírito Santo

Professora da Escola José Pinto Coelho (ES). Licenciada em Ciências Biológicas pela Secretaria Educação do Espírito Santo.

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

CANCIAN ROLDI, M. M.; SILVA, M. do A. J.; TRAZZI, P. S. da S. Museus de ciência e o ensino por investigação - possíveis aproximações: relato de uma experiência. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 3, p. 793–810, 2018. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1013. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7079. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência