A resolução de problemas e a experimentação investigativa nas orientações curriculares para o ensino fundamental e médio no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7091Palavras-chave:
Orientações curriculares, Experimentação e resolução de problemas, Ensino de ciências-biologiaResumo
Neste artigo, objetivamos discutir os princípios gerais propostos pelo Ministério da Educação do Brasil, com relação à experimentação e à resolução de problemas que constam nas Orientações Curriculares para o Ensino Fundamental e Médio nos domínios das Ciências/Biologia (BRASIL, 1997a; 1997b; 2002; 2006). Nesse contexto, definimos nossa pesquisa como estudo de caso, pois realizamos pesquisa documental a partir de diplomas oficiais. A partir das análises das ideias presentes nos documentos, acreditamos que as práticas pedagógicas possivelmente se manterão longe das Orientações Curriculares, pois os docentes não são meros executores de políticas educacionais, mas reinterpretam-nas, adaptando-as de acordo com as suas vivências, interesses e valores.
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