Panorama histórico da formação dos professores de ciências
problemáticas e implicações permeando a Lei de Diretrizes e Bases
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7096Palavras-chave:
Ciências biológicas, Licenciatura, Formação docente, LDBResumo
Este artigo pretende compreender de que maneira as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e respectivas alterações contemplaram a formação dos professores de Ciências e Biologia apontando as principais problemáticas e implicações, a partir de uma perspectiva histórica. Por meio de análise documental e bibliográfica destacou-se que há uma herança histórica na licenciatura do modelo “3 + 1”, caracterizada como apêndice do bacharelado, levando a não identificação do perfil do professor formado; a separação dos conhecimentos em científicos e pedagógicos desse modelo fragmentou ainda mais o currículo do curso; a má qualidade das licenciaturas criadas, principalmente via iniciativa privada, após LDB/96, formou professores desqualificados prejudicando a aprendizagem do ensino. Em última análise, atuais modificações na LDB retrocedem ao atestar a possibilidade de se atribuir o exercício da docência a pessoas com “notório saber”. Pontua-se a relevância de se recorrer aos textos legais, uma vez que a forma como a formação de professores é abordada revela, também, a importância atribuída a este campo por determinado grupo social em seu conjunto.
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