Diferentes estratégias didáticas no ensino de ciências

texto informativo e vídeo

Palavras-chave: Estratégias didáticas. Texto Informativo. Vídeo educativo.

Resumo

Este artigo trata-se de um relato de experiência sobre uma das atividades desenvolvidas no Curso de Mestrado em Ensino de Ciências na Universidade do Estado do Amazonas - UEA durante a disciplina Instrumentação para o Ensino de Ciências. O uso de diferentes estratégias pode auxiliar o docente nos processos de ensino e aprendizagem, além de incentivar os alunos a debaterem questões importantes sobre Ciências em sala de aula. A utilização de textos informativos e vídeos educativos são importantes instrumentos para desenvolver a capacidade de leitura e interpretação de um sujeito autônomo no percurso de sua própria aprendizagem. O emprego de estratégias didáticas ao ensino de Ciências, além de atrair mais a atenção dos alunos ao tema discutido em sala de aula, é considerado como alternativa essencial para se alcançar resultados importantes na compreensão do conteúdo ensinado, melhorando assim a aprendizagem dos alunos.

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Biografia do Autor

Karoline Duarte Lopes, Universidade do Estado do Amazonas

Mestra em Educação em Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Amazonas.

Cirlande Cabral da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Pós-doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutorado em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Mato Grosso. Mestrado em Genética e Evolução pela Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado
2019-12-24
Como Citar
Lopes, K. D., & Silva, C. C. da. (2019). Diferentes estratégias didáticas no ensino de ciências: texto informativo e vídeo. Educação Em Perspectiva, 10, e019035. https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7101
Seção
Relatos de experiência