Saberes e fazeres de uma professora de bebês na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i.7120

Palavras-chave:

Professores-Formação, Educação infantil, Prática docente com bebês, Saberes docentes

Resumo

Considerando que ainda são poucos os estudos sobre as especificidades do trabalho com a Primeiríssima Infância na educação infantil, esta pesquisa, realizada em uma instituição de educação infantil pública, pretendeu descrever e discutir os saberes e fazeres de uma professora de bebês. Para tal, privilegiou-se abordagem qualitativa, por meio de observações de campo no agrupamento de berçário II e entrevistas com a professora participante. Os dados obtidos revelaram a complexidade dos saberes docentes, que se constituem como saber plural, construídos e constantemente reconstruídos por meio das experiências, formação e práticas diárias. Temáticas como relação entre cuidado e educação, planejamento e trabalho em equipe, mostraram-se de absoluta relevância no trabalho da profissional que atua com essa faixa etária. Os dados apontaram a importância da reflexão sobre a formação e as práticas dos professores das crianças de 0 a 3 anos, buscando superar a dicotomia entre a teoria e a prática.

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Biografia do Autor

Raiza Fernandes Bessa de Oliveira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Professora de Educação Infantil, graduada em Pedagogia (UNESP) e mestre em Ensino e Processos Formativos (UNESP). Integra o Grupo de Pesquisa Professores e Gestores de Educação Infantil: formação, saberes e práticas.

Maévi Anabel Nono, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutora (apoio FAPESP) em Educação pela UFSCar. Professora Assistente na UNESP/IBILCE/Câmpus São José do Rio Preto. Docente do Programa Multidisciplinar Interunidades de Pós-Graduação Stricto Sensu Ensino e Processos Formativos (UNESP São José do Rio Preto/Ilha Solteira e Jaboticabal).

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Publicado

2019-12-29

Como Citar

OLIVEIRA, R. F. B. de; NONO, M. A. Saberes e fazeres de uma professora de bebês na educação infantil. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 10, p. e019039, 2019. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i.7120. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7120. Acesso em: 4 nov. 2024.