A prosa poética de Paulo Freire na Pedagogia do Oprimido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1106

Palavras-chave:

Paulo Freire. Pedagogia do Oprimido. Linguagem. Estilo. Prosa-poética.

Resumo

Este artigo aborda o livro Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire, a partir do entrecruzamento dos “gêneros” textuais categorizados como prosa e poesia, defendendo a ocorrência, na obra em questão, de uma prosa-poética. Para tanto, seu livro é analisado tanto do ponto de vista da linguagem quanto do ponto de vista do estilo, destacando aspectos discursivos relacionados à criatividade freiriana.

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Biografia do Autor

Ana Maria Haddad Baptista, Universidade Nove de Julho

Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). Pós doutoramento em História da Ciência pela Universidade de Lisboa e (PUC -SP). Pesquisadora e professora da Universidade Nove de Julho do programa stricto sensu em Educação.

Maurício Pedro da Silva, Universidade Nove de Julho

Doutor e pós-doutor em Letras Clássicas e Vernáculas pela Universidade de São Paulo. Professor na Universidade Nove de Julho (São Paulo).

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

BAPTISTA, A. M. H.; SILVA, M. P. da. A prosa poética de Paulo Freire na Pedagogia do Oprimido. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 3, p. 527–537, 2018. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1106. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7154. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê