Professoras municipais da educação infantil de Curitiba

perspectivas da representação sindical

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduperppgeufv.v11i..8092

Palavras-chave:

Representação sindical, Docência, Educação Infantil

Resumo

Este artigo apresenta alguns elementos analíticos sobre a representação sindical das docentes da Rede Municipal de Educação de Curitiba, salientando o caso das trabalhadoras da Educação Infantil e é parte de uma pesquisa que investiga a profissionalização docente na Educação Infantil Pública da cidade de Curitiba. A metodologia utilizada neste estudo foi bibliográfica e documental, com revisão das informações vinculadas pelos sindicatos de classe. Os resultados demonstraram uma etapa de Educação Infantil pública fragmentada, gerada pela própria constituição das carreiras no município de Curitiba e que reflete diretamente nas suas formas de associação, revelando dois sindicatos de caráter mais mobilizatório e informativo do que efetivamente de representação e intervenção.

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Biografia do Autor

Daniela Sanches Salsamendi, Universidade Federal do Paraná

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE/UFPR).

Angela Maria Scalabrin Coutinho, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho/Portugal. Pós-doutora em Gestão da Política Pública pela Universidade de São Paulo. Professora na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Infância e Educação Infantil (NEPIE/UFPR) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação da Pequena Infância (NUPEIN/UFSC). 

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Publicado

2020-10-31

Como Citar

SALSAMENDI, D. S.; COUTINHO, A. M. S. Professoras municipais da educação infantil de Curitiba: perspectivas da representação sindical. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 11, n. 00, p. e020029, 2020. DOI: 10.22294/eduperppgeufv.v11i.8092. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/8092. Acesso em: 19 dez. 2024.