Direitos humanos no século XXI
interligações entre os processos migratórios e a educação
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduperppgeufv.v11i00.8527Palavras-chave:
Processos Migratórios, Interculturalidade, Epistemologias do SulResumo
Este artigo analisa os processos migratórios e suas influências nas instituições de ensino brasileiras, com o objetivo de contribuir no desenvolvimento de subsídios epistêmicos sobre esses aspectos demográficos e culturais em nossa sociedade. Utilizamos a metodologia de relato de experiência de nossa prática educativa com alunos imigrantes, com análise de conteúdo fundamentada no modelo teórico de Epistemologias do Sul de Boaventura Sousa Santos. Consideramos que os desafios no cotidiano educacional, com a integração de novas culturas advindas dos imigrantes, podem gerar oportunidades de inovações e mudanças no âmbito de uma concepção de cidadania solidária.
Downloads
Referências
ACNUR. Agência da ONU para Refugiados. Protegendo refugiados no Brasil e no mundo. Brasília, 2018. Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/wp-content/uploads/2018/02/Protegendo-Refugiados-no-Brasil-e-no-Mundo_ACNUR-2018.pdf. Acesso em: 13 jul. 2019.
ADORNO, Theodor W. Indústria cultural e sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
BAUMAN, Zygmunt. Estranhos à nossa porta. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.
BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
BAUMGARTNER, Ruedi; RIST, Stephan. Estrategias de vida para ‘vivir bien’. Un enfoque conceptual intercultural en el Plurinacional de Bolivia. In: BAUMGARTNER, Ruedi; HÖGGER, Ruedi; RIST, Stephan (eds.). Hacia estrategias de vida sostenibles: culturas, recursos y cambios en India y Bolivia. La Paz, Bolivia: Plural Editores, 2011. p. 145-177.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ministério da Educação. Notas Estatísticas: Censo da Educação Superior 2015. Brasília: INEP/MEC, 2015. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2015/Notas_Estatisticas_Censo_Superior_2015.pdf. Acesso em: 13 jul. 2019.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resumo Técnico: Censo da Educação Básica 2018. Brasília: INEP, 2019. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/6386080. Acesso em: 02 jul. 2019.
BRASIL. Ministério da Justiça e Segurança Pública. Refúgio em Números e Publicações. Brasília, s.d. Disponível em: https://www.justica.gov.br/seus-direitos/refugio/refugio-em-numeros. Acesso em: 30 jun. 2019.
FABRIZ, Daury Cesar; FERREIRA, Cláudio Fernandes. Teoria geral dos elementos constitutivos do estado. Revista da Faculdade de Direito da UFMG, Belo Horizonte, n. 39, p. 107-141, jan./jun. 2001.
FERNANDES, Jason Keith. Os enigmas da cidadania. In: MENESES, Maria Paula; BIDASECA, Karina (org.). Epistemologías del Sur: epistemologias do Sul. Buenos Aires, Argentina: CLACSO, 2018. p. 299-312.
HAVERKORT, Bertus et al. Hacia el diálogo intercientífico: construyendo desde la pluralidad de visiones de mundo, valores y métodos en diferentes comunidades de conocimiento. La Paz, Bolivia: AGRUCO/Plural editores, 2013.
MARINUCCI, Roberto; MILESI, Rosita. Migrações Internacionais Contemporâneas. Instituto Migrações e Direitos Humanos - IMDH, 14 de junho de 2005. Disponível em: https://www.migrante.org.br/refugiados-e-refugiadas/migracoes-internacionais-contemporaneas/. Acesso em: 31 maio 2019.
MENESES, Maria Paula. As ciências sociais no contexto do Ensino Superior em Moçambique: dilemas e possibilidades de descolonização. Perspectiva, Florianópolis, v. 34, n. 2, p. 338-364, maio/ago. 2016. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n2p338.
MENESES, Maria Paula. O ‘indígena’ africano e o colono ‘europeu’: a construção da diferença por processos legais. e-cadernos CES, Coimbra, n. 7, p. 1-18, mar. 2010. https://doi.org/10.4000/eces.403.
MONGIA, Radhika Viyas. Race, Nationality, Mobility: A History of the Passport. Public Culture, USA, v. 11, issue 3, p. 527-555, 1999. https://doi.org/10.1215/08992363-11-3-527.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Tradução de Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. 11. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
MORIN, Edgar. O método 5: a humanidade da humanidade. Tradução de Juremir Machado da Silva. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2012.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora da Silva e Jeanne Sawaya. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
MORIN, Edgar. Saberes globais e saberes locais: o olhar transdisciplinar. Participação de Marcos Terena. Rio de Janeiro: Garamond, 2010.
NICOLESCU, Basarab. O Manifesto da transdisciplinaridade. Traduc?a?o de Lucia Pereira de Souza. São Paulo: Triom, 1999.
OLIVEIRA, Cida de. Crianças imigrantes enfrentam barreira da língua e despreparo da rede de ensino. Rede Brasil Atual [online], 24 de fevereiro de 2016. Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br/educacao/2016/02/alem-da-barreira-da-lingua-criancas-imigrantes-enfrentam-o-despreparo-da-rede-de-ensino-7023/. Acesso em: 22 jan. 2019.
ONU. Marco de Parceria das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável – Brasil/2017-2021. Brasília, outubro 2016. Disponível em: https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-07/Marco-de-Parceria-para-o-Desenvolvimento-Sustent%C3%A1vel-2017-2021.pdf. Acesso em: 13 jul. 2019.
PATARRA, Neide Lopes. Migrações internacionais: teorias, políticas e movimentos sociais. Revista Estudos Avançados, São Paulo, v. 20, n. 57, p. 7-24, ago. 2006. https://doi.org/10.1590/S0103-40142006000200002.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Conocer desde el Sur: para una cultura política emancipatoria. 1. ed. Lima: UNMSM, 2006.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Descolonizar el saber, reinventar el poder. Montevideo: Ediciones Trilce, 2010.
SANTOS, Boaventura de Sousa. La universidad en el siglo XXI. Cidade do México: Siglo XXI Editores, 2016.
SANTOS, Boaventura de Sousa. O futuro do Fórum Social Mundial: o trabalho da tradução. Buenos Aires: CLACSO, 2004.
UFABC. Universidade Federal do ABC. Cátedra Sérgio Vieira de Mello - Relatório Anual (2017-2018). São Bernardo do Campo, 2018a. Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/wp-content/uploads/2018/09/UFABC-RELATORIO-ANUAL-CSVM-2017-18-versa%CC%83o-final.pdf. Acesso em: 13 dez. 2018.
UFABC. Universidade Federal do ABC. Plano Institucional de Internacionalização 2018-2023. Santo André; São Bernardo do Campo, 2018b. Disponível em: http://ri.ufabc.edu.br/images/conteudo/consuni_ato_decisorio_162_anexo_-_plano.pdf.
Acesso em: 14 fev. 2019.
UFABC. Universidade Federal do ABC. UFABC abre vagas em curso de língua portuguesa para refugiados e estrangeiros em situação de alta vulnerabilidade. Assessoria de Comunicação e Imprensa, 16 de abril de 2015. Disponível em: http://www.ufabc.edu.br/noticias/ufabc-abre-vagas-em-curso-de-lingua-portuguesa-para-refugiados-e-estrangeiros-em-situacao-de-alta-vulnerabilidade. Acesso em: 17 jul. 2019.
VALLA, Victor Vincent. A crise de interpretação é nossa: procurando compreender a fala das classes subalternas. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 177-190, jul./dez. 1996.
WALSH, Catherine. La interculturalidad en la educación. Lima: Ministerio de Educación/Unicef, 2005.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Educação em Perspectiva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.