Direitos humanos no século XXI

interligações entre os processos migratórios e a educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduperppgeufv.v11i00.8527

Palavras-chave:

Processos Migratórios, Interculturalidade, Epistemologias do Sul

Resumo

Este artigo analisa os processos migratórios e suas influências nas instituições de ensino brasileiras, com o objetivo de contribuir no desenvolvimento de subsídios epistêmicos sobre esses aspectos demográficos e culturais em nossa sociedade. Utilizamos a metodologia de relato de experiência de nossa prática educativa com alunos imigrantes, com análise de conteúdo fundamentada no modelo teórico de Epistemologias do Sul de Boaventura Sousa Santos. Consideramos que os desafios no cotidiano educacional, com a integração de novas culturas advindas dos imigrantes, podem gerar oportunidades de inovações e mudanças no âmbito de uma concepção de cidadania solidária.

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Biografia do Autor

Marisa Soares, Universidade Federal do ABC

Professora visitante de Língua Espanhola da Fundação Universidade Federal do ABC. Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo e doutorado em Educação pela Universidade Nove de Julho. 

Luis Antonio Ccopa Ybarra, Universidade Federal do ABC

Pós-doutorado em Engenharia de Materiais - Nanotecnologia pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados na UFABC. Pesquisador Doutor Colaborador na UFABC. 

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Publicado

2020-11-17

Como Citar

SOARES, M.; YBARRA, L. A. . C. . Direitos humanos no século XXI: interligações entre os processos migratórios e a educação. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 11, n. 00, p. e020034, 2020. DOI: 10.22294/eduperppgeufv.v11i00.8527. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/8527. Acesso em: 14 jul. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência