Direitos humanos no século XXI

interligações entre os processos migratórios e a educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduperppgeufv.v11i..8527

Palavras-chave:

Educação. Processos Migratórios. Epistemologias do Sul.

Resumo

Este artigo analisa os processos migratórios e suas influências nas instituições de ensino brasileiro, com o objetivo de contribuir no desenvolvimento de subsídios epistêmicos sobre esses aspectos demográficos e culturais em nossa sociedade. Utilizamos a metodologia de relato de experiencia de nossa prática educativa com alunos imigrantes, com análise de conteúdo fundamentada no modelo teórico de Epistemologias do Sul de Boaventura Sousa Santos. Consideramos que os desafios no cotidiano educacional com a integração de novas culturas advindas dos imigrantes podem gerar oportunidades de inovações e mudanças no âmbito de uma concepção de cidadania solidária.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marisa Soares, Universidade Federal do ABC

Professora visitante de Língua Espanhola da Fundação Universidade Federal do ABC. Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo e doutorado em Educação pela Universidade Nove de Julho. 

Luis Antonio Ccopa Ybarra, Universidade Federal do ABC

Pós-doutorado em Engenharia de Materiais - Nanotecnologia pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados na UFABC. Pesquisador Doutor Colaborador na UFABC. 

Referências

ADORNO, Theodor W., Indústria Cultural e Sociedade, São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FABRIZ, Daury Cesar, FERREIRA, Cláudio Fernandes, Teoria Geral Dos Elementos Constitutivos Do Estado, Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, nº 39, p.106 -141. 2001.

FERNANDES, Jason Keith Enigmas Da Cidadania, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Portugal, 2017.

INEP Censo da educação superior 2015 http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior Acesso em: 25 ago. 2017.

HAVERKORT, Bertus; BURGOA, Freddy Delgado; SHANKAR; Darshan y MILLAR, David, Hacia el diálogo intercientífico. Construyendo desde la pluralidad de visiones de mundo, valores y métodos en diferentes comunidades de conocimiento La Paz, Bolivia: AGRUCO/Plural editores, 2013.

MARINUCCI, Roberto; MILESI, Rosita Migrações Internacionais Contemporâneas. 14 de junho de 2005. Disponível em: https://www.migrante.org.br/refugiados-e-refugiadas/migracoes-internacionais-contemporaneas/ Acesso em: 31 maio 2019.

MENESES, Maria Paula, As ciências sociais no contexto do Ensino Superior em Moçambique: dilemas e possibilidades de descolonização, revista PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 34, n. 2, p. 338-364, maio/ago. 2016

MONGIA, Radhika Viyas. Race, Nationality, Mobility: A History of the Passport. Public Culture 11 (3): 527-55. doi:10.1215/08992363-11-3-527. 1999.

MORIN, Edgar, Ciência com consciência, tradução de Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória – Ed. Revista e modificada pelo autor - 11ª edição, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

MORIN, Edgar, Os sete Saberes necessários à Educação do Futuro, tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya, 12ª ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF. UNESCO, 2007.

NICOLESCU, Basarab. O Manifesto da Transdisciplinaridade. Triom: São Paulo, 1999.

REDE BRASIL Crianças imigrantes enfrentam barreira da língua e despreparo da rede de ensino Disponível em: http://www.redebrasilatual.com.br/educacao/2016/02/alem-da-barreira-da-lingua-criancas-imigrantes-enfrentam-o-despreparo-da-rede-de-ensino-7023.html Acesso em: 22 de jan. 2019.

RIST, Stephan y DELGADO Freddy, La transdisciplinariedad y la investigacion participativa en una perspectiva de dialogo intercultural e intercientifico. AGRUCO/UMSS – CDE/UB – NCCR. 2012.

SANTOS, Boaventura de Sousa, O futuro do Fórum Social Mundial: o trabalho da tradução, OSAL - Observatório Social da América Latina 77, Ano V, nº5 set. /dezembro, 2004.

SANTOS, Boaventura de Sousa, Conocer desde el Sur Para una cultura política emancipatoria, Primera edición, Programa de Estudios sobre Democracia y Transformación Global, Lima, Biblioteca Nacional del Perú: 2006.

_________________, Descolonizar el saber, reinventar el poder, Montevideo – Uruguay: Ediciones Trilce, 2010.

__________________, Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes, Revista Novos estudos – CEBRAP, nº.79 São Paulo Nov. 2007.

________________, La universidad popular de los movimientos sociales, in Santos, Boaventura de Sousa, La universidad en el siglo XXI. Ciudad de México: Siglo XXI Editores, 2016.

PORTAL DO BRASIL, Cidadania E Justiça http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2016/05/brasil-abriga-8-863-refugiados-de-79-nacionalidades Acesso em: 05 fev. 2019.

ONU Marco de Parceria das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável 2017-2021. Disponível em: https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2017/01/Marco-de-Parceria-para-o-Desenvolvimento-Sustent%C3%A1vel-2017-2021.pdf Acesso em: 13 dez. 2018.

UFABC Relatório Anual 2017-2018 da Cátedra Sérgio Vieira de Mello. Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/wp-content/uploads/2018/09/UFABC-RELATORIO-ANUAL-CSVM-2017-18-versão-final.pd Acesso em: 13 dez. 2018.

UFABC Plano Institucional de Internacionalização 2018-2023. Disponível em: http://ri.ufabc.edu.br/images/conteudo/consuni_ato_decisorio_162_anexo_-_plano.pdf

Acesso em: 14 fev. 2019.

VALLA, Victor Vincent “A crise de Interpretação é nossa: procurando compreender a fala das classes subalternas”. Educação & Realidade, 21 (2) jul/dez. 1996.

Publicado

2020-11-17

Como Citar

Soares, M., & Ybarra, L. A. C. (2020). Direitos humanos no século XXI: interligações entre os processos migratórios e a educação. Educação Em Perspectiva, 11(.), e020034. https://doi.org/10.22294/eduperppgeufv.v11i.8527

Edição

Seção

Relatos de experiência