Contextualizando a educação rural espanhola nos séculos XX e XXI

Autores

  • Flávio Reis dos Santos Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.8827

Palavras-chave:

Educação rural, Escola rural, Espanha

Resumo

Este escrito que tem por objeto de estudo o meio e a educação oferecida para as populações rurais espanholas e como objetivo a proposição de definições possíveis, que possam expressar o entendimento sobre a educação rural concebida historicamente a partir das transformações econômicas capitalistas entre os séculos XX e XXI. As análises buscaram reconhecer as realidades e necessidades educacionais das populações rurais, bem como apontar os meios urbano e rural como espaços que compõem o mesmo universo. No desenvolvimento da investigação focalizamos as discussões nas mudanças ocorridas com a escola e a educação rurais na Espanha, mediante análise, interpretação e reflexão de pesquisas realizadas por estudiosos espanhóis e brasileiros com o objetivo de harmonizar concepções de educação rural na sociedade contemporânea. Procuramos não restringir a nossa compreensão sobre a educação rural a uma concepção pedagógica de mera permanência do homem na terra, considerando que é preciso exteriorizar a defesa de uma formação escolar ampla e universalizante para os rurícolas a partir da questão econômica.

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Biografia do Autor

Flávio Reis dos Santos, Universidade Estadual de Goiás

Pós-Doutor em Educação Rural pela Universidade Federal de São Carlos. Pós-Doutor em Geografia Agrária pela Universidade Federal de Goiás. Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor do Programa de Pós Graduação em História e do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade (PPGAS) da Universidade Estadual de Goiás. 

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Publicado

2020-09-03

Como Citar

SANTOS, F. R. dos . Contextualizando a educação rural espanhola nos séculos XX e XXI. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 11, n. 00, p. e020021, 2020. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.8827. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/8827. Acesso em: 19 dez. 2024.