Aprendizagem, desenvolvimento profissional e personalidade docente

contribuições do enfoque histórico-cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.9003

Palavras-chave:

Aprendizagem, Desenvolvimento profissional, Enfoque Histórico-Cultural

Resumo

Neste artigo, propõe-se uma releitura das categorias aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores no contexto da formação continuada sob o Enfoque Histórico-Cultural a fim de se mostrar as potencialidades do mesmo como uma perspectiva integradora. Tomando a personalidade do professor como categoria estruturante, analisa-se a aprendizagem como uma atividade da personalidade para a apropriação criativa da cultura profissional que tributa para o desenvolvimento docente, de modo que essas categorias sejam compreendidas como partes de um sistema complexo e dialético. Nesse sistema, estas se integram e se explicam com auxílio de outras categorias, como situação social de desenvolvimento e vivência, de forma a se considerar a aprendizagem docente e o desenvolvimento profissional como fenômenos da personalidade, em uma dialética que integra as dimensões afetivas e cognitivas no contexto sócio-histórico da profissão.

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Biografia do Autor

Isauro Núñez Beltrán, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Titular do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutor em Educação pela Universidade de Havana, Cuba. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Betania Leite Ramalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Titular do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona. 

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Publicado

2020-07-10

Como Citar

Núñez Beltrán, I. ., & Ramalho, B. L. (2020). Aprendizagem, desenvolvimento profissional e personalidade docente: contribuições do enfoque histórico-cultural. Educação Em Perspectiva, 11(.), e020008. https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.9003