Aprendizagem, desenvolvimento profissional e personalidade docente

contribuições do enfoque histórico-cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.9003

Palavras-chave:

Aprendizagem, Desenvolvimento profissional, Enfoque Histórico-Cultural

Resumo

Neste artigo, propõe-se uma releitura das categorias aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores no contexto da formação continuada sob o Enfoque Histórico-Cultural a fim de se mostrar as potencialidades do mesmo como uma perspectiva integradora. Tomando a personalidade do professor como categoria estruturante, analisa-se a aprendizagem como uma atividade da personalidade para a apropriação criativa da cultura profissional que tributa para o desenvolvimento docente, de modo que essas categorias sejam compreendidas como partes de um sistema complexo e dialético. Nesse sistema, estas se integram e se explicam com auxílio de outras categorias, como situação social de desenvolvimento e vivência, de forma a se considerar a aprendizagem docente e o desenvolvimento profissional como fenômenos da personalidade, em uma dialética que integra as dimensões afetivas e cognitivas no contexto sócio-histórico da profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isauro Núñez Beltrán, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Titular do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutor em Educação pela Universidade de Havana, Cuba. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Betania Leite Ramalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Titular do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona. 

Referências

BOZHOVICH, Lydia Ilyinichna. La personalidad y su formación en la edad infantil. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1976.

BOZHOVICH, Lydia Ilyinichna. Las etapas de formación de la personalidad en la ontogênesis. In: SHUARE, Marta (org.). La psicología evolutiva y pedagógica en la URSS. Antología. Moscú: Editorial Progreso, 1987. p. 250-273.

DAVIDOV, Vasili Vasílievich. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico. Moscú: Editorial Progreso. 1998.

DE LA ROSA, Linnett. Estrategia pedagógica para la formación de la identidad profesional pedagógica. Pedagogía Profesional, v. 15, n. 4, p. 1-29, Oct./Dec. 2017.

FARIÑAS, Gloria León. Maestro, para una didáctica del aprender a aprender. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 2004.

FARIÑAS, Gloria León. Psicología, educación y sociedad. Un estudio sobre el desarrollo humano. La Habana: Editorial Félix Varela, 2005.

GONZÁLEZ, Viviana Maura et al. Psicología para educadores. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 2000.

LEONTIEV, Alexei Nikolaevich. Actividad, consciencia y personalidad. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1985.

PETROVSKI, Arthur Vladimirovich (org.). Psicología Evolutiva y pedagógica. Moscú: Editorial Progreso, 1979.

RAMALHO, Betania Leite; NÚÑEZ, Isauro Beltrán. Aprendizagem docente, formação continuada e inovação pedagógica mediadas pelas TDICS: desafios para a educação no século XXI. Revista de Estudos Curriculares. Braga, v. 10, n. 1, p. 4-19, 2019.

RAMALHO, Betania Leite; NÚÑEZ, Isauro Beltrán; GAUTHIER, Clermont. Formar o professor, profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. 2 ed. Porto Alegre: Editora Sulina, 2004.

RUBINSTEIN, Sergei Leonidovich. Principios de la Psicología General. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1983.

VIGOTSKY, Lev Semyonovich. La historia del desarrollo de las funciones psíquicas superiores. La Habana: Editorial Científico Técnico, 1987.

VIGOTSKY, Lev Semyonovich. Obras escogidas. Tomo II: pensamiento y lenguaje. Moscú: Editorial Pedagógica, 1982.

VIGOTSKY, Lev Semyonovich. Psicologia Infantil. Tomo IV. Madrid: Visor. 1996.

Publicado

2020-07-10

Como Citar

NÚÑEZ BELTRÁN, I. .; RAMALHO, B. L. Aprendizagem, desenvolvimento profissional e personalidade docente: contribuições do enfoque histórico-cultural. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 11, n. 00, p. e020008, 2020. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.9003. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/9003. Acesso em: 17 abr. 2024.