Profissionalidade docente e projeto professor diretor de turma

reflexões a partir das escolas profissionais do Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.9038

Palavras-chave:

Projeto professor diretor de turma, Profissionalidade docente, Educação profissional

Resumo

Este estudo teve por objetivo investigar o impacto do Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) em escolas profissionais (EP) sobre a profissionalidade docente no Ceará. Trata-se de pesquisa qualitativa, apoiada nos fundamentos filosóficos de Adolfo Sánchez Vázquez, cuja base é o Materialismo Histórico Dialético. Para tanto, recorreu-se ao estudo de caso e às seguintes técnicas de coleta de dados: a) entrevista; b) observação; e c) análise documental. As informações foram submetidas a Análise do Discurso Crítico (ADC) e os resultados evidenciaram especificidades na profissionalidade dos professores. O PPDT existe especificamente no Ceará: foi criado no âmbito das EP a partir da experiência portuguesa, adaptou-se ao currículo integral e influenciou o ethos profissional dos professores. Concluiu-se que a profissionalidade foi modificada e que tal alteração não constitui produto das formações desenvolvidas com os professores, mas decorre de sua atuação docente no cotidiano escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cleide da Silva Ribeiro Leite, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas e Exclusão Social (GEPPES/UECE). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Limoeiro do Norte.

Francisca Rejane Bezerra Andrade, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, com estágio na Universidade de Frankfurt. Pós-doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Frankfurt. Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará (UECE). 

Referências

ANADÓN, Marta. A pesquisa dita “qualitativa”: sua cultura e seus questionamentos. In: Colóquio Internacional Formação, Pesquisa e Desenvolvimento em Educação. Comunicação [mimeo]. Tradução de Marcelo Ribeiro. Senhor do Bonfim: UNEB/UQAC, jun. 2005.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

BRASIL. Decreto nº 6.302, de 12 de dezembro de 2007. Institui o Programa Brasil Profissionalizado. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 dez. 2007.

CEARÁ (Estado). Lei Estadual n. 14.273, de 19 de dezembro de 2008. Dispõe sobre a criação das Escolas Estaduais de Educação Profissional – EEEP, no âmbito da Secretaria da Educação, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado do Ceará, seção 1, Fortaleza, 23 dez. 2008b.

CEARÁ (Estado). Manual de orientações das ações do professor diretor de turma. Secretaria da Educação. Coordenadoria de Cooperação com os Municípios. Fortaleza: SEDUC, 2014.

CEARÁ (Estado). Plano Integrado de Educação Profissional e Tecnológica do Estado do Ceará. Fortaleza: Secretaria da Educação do Ceará, 2008a.

CEARÁ (Estado). Portaria n. 1.451/2017-GAB. Estabelece as normas para a lotação de professores nas escolas públicas estaduais para o ano de 2018 e dá outras providências. Diário Oficial do Estado do Ceará, série 3, ano X, n. 003, Fortaleza, 4 jan. 2018.

CEARÁ (Estado). Projeto Professor Diretor de Turma. Secretaria da Educação do Ceará. Associação Nacional de Política e Administração da Educação. Fortaleza, 2011.

CONTRERAS, José. Autonomia de professores. Tradução Sandra Trabucco Valenzuela. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2012.

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2012.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: UnB, 2001.

FAIRCLOUGH, Norman. Critical Discourse Analysis: the critical study of language. 2 ed. Harlow: Routledge, 2010.

FERRETTI, Celso João. Mudanças em sistemas estaduais de ensino em face das reformas no Ensino Médio e no Ensino Técnico. Educ. Soc., Campinas, v. 21, n. 70, p. 80-99, abr. 2000. https://doi.org/10.1590/S0101-73302000000100006.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

ICE. Instituto de Corresponsabilidade pela Educação. Manual operacional. Modelo de Gestão - Tecnologia Empresarial socioeducacional (TESE). Uma nova escola para a juventude brasileira. Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Recife: ICE, 2005.

JAKOBS, Günther. A imputação objetiva no Direito Penal. Tradução de André Luís Callegari. 2 ed. rev. São Paulo: RT, 2007.

KUENZER, Acacia Zeneida. O Ensino Médio no Plano Nacional de Educação 2011-2020: superando a década perdida? Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 112, p. 851-873, jul./set. 2010. https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000300011.

KUENZER, Acacia Zeneida. A formação dos professores para o Ensino Médio: velhos problemas, novos desafios. Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 116, p. 667-688, jul./set. 2011. https://doi.org/10.1590/S0101-73302011000300004.

LEITE, Maria Cleide da Silva Ribeiro. A formação contínua do professor diretor de turma no contexto das reformas do ensino médio. 2015. 215 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2015.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 23 ed. São Paulo: Loyola, 2009.

LIMA, Maria Socorro Lucena. A formação contínua do professor nos caminhos e descaminhos do desenvolvimento profissional. 2001. 188 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

MAINGUENEAU, Dominique. Retorno crítico à noção de Ethos. Tradução de Maria da Glória Corrêa di Fanti. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 53, n. 3, p. 321-330, jul./set. 2018. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2018.3.32914.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.

PROFISSIONALIDADE. In: Dicionário Caldas Aulete. Aulete Digital - Dicionário contemporâneo da língua portuguesa, 09 ago. 2019. Disponível em: http://aulete.com.br/. Acesso em: 09 ago. 2019.

SAVIANI, Dermeval. Política educacional brasileira: limites e perspectivas. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, n. 24, p. 7-16, jun. 2008. Disponível em: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/108/96. Acesso em: 09 ago. 2019.

SEDUC. Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Sítio eletrônico. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/. Acesso em: 07 jun. 2019.

VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da Práxis. São Paulo: Expressão Popular, 2007.

YIN, Roberto K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução de Daniel Grassi. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Publicado

2020-07-21

Como Citar

LEITE, M. C. da S. R.; ANDRADE, F. R. B. Profissionalidade docente e projeto professor diretor de turma: reflexões a partir das escolas profissionais do Ceará. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 11, n. 00, p. e020011, 2020. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.9038. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/9038. Acesso em: 18 nov. 2024.