Profissionalidade docente e projeto professor diretor de turma

reflexões a partir das escolas profissionais do Ceará

Palavras-chave: Projeto professor diretor de turma, Profissionalidade docente, Educação profissional

Resumo

Este estudo teve por objetivo investigar o impacto do Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) em escolas profissionais (EP) sobre a profissionalidade docente no Ceará. Trata-se de pesquisa qualitativa, apoiada nos fundamentos filosóficos de Adolfo Sánchez Vázquez, cuja base é o Materialismo Histórico Dialético. Para tanto, recorreu-se ao estudo de caso e às seguintes técnicas de coleta de dados: a) entrevista; b) observação; e c) análise documental. As informações foram submetidas a Análise do Discurso Crítico (ADC) e os resultados evidenciaram especificidades na profissionalidade dos professores. O PPDT existe especificamente no Ceará: foi criado no âmbito das EP a partir da experiência portuguesa, adaptou-se ao currículo integral e influenciou o ethos profissional dos professores. Concluiu-se que a profissionalidade foi modificada e que tal alteração não constitui produto das formações desenvolvidas com os professores, mas decorre de sua atuação docente no cotidiano escolar.

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Biografia do Autor

Maria Cleide da Silva Ribeiro Leite, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas e Exclusão Social (GEPPES/UECE). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Limoeiro do Norte.

Francisca Rejane Bezerra Andrade, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, com estágio na Universidade de Frankfurt. Pós-doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Frankfurt. Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará (UECE). 

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Publicado
2020-07-21
Como Citar
Leite, M. C. da S. R., & Andrade, F. R. B. (2020). Profissionalidade docente e projeto professor diretor de turma: reflexões a partir das escolas profissionais do Ceará. Educação Em Perspectiva, 11, e020011. https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.9038