Ressignificação da auto-organização dos estudantes na EFA de Marilândia

possibilidades, avanços e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduperppgeufv.v11i00.9587

Palavras-chave:

Auto-organização, Coletividade, Participação

Resumo

A auto-organização dos estudantes é um processo de fortalecimento da coletividade e da vida de grupo, a partir da construção de sistemas orgânicos e democráticos de gestão. Relatamos, neste estudo, a experiência de ressignificação da auto-organização dos estudantes de uma Escola Família Agrícola (EFA), iniciado no ano de 2016, fruto de um projeto de pesquisa e experimentação pedagógica (requisito para a formação inicial em alternância dos monitores). A metodologia da pesquisa se baseou em revisão bibliográfica, pesquisa de campo com auxílio de questionários e atividades de intervenção na escola. Por meio deste projeto, foi possível ampliar os espaços de formação e participação dos estudantes, melhorar a relação destes com os monitores e, após este período, estruturar este artigo como relato de experiência, acompanhado de análises sobre a prática da EFA, elencando avanços obtidos e outras perspectivas a serem alcançadas.

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Biografia do Autor

Felipe Junior Mauricio Pomuchenq, Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo

Mestre em Ensino na Educação Básica pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é Professor no Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo - MEPES, na Escola Família Agrícola de Marilândia. 

Franklin Noel dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorado em Biologia (Biologia Animal) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

2020-12-12

Como Citar

POMUCHENQ, F. J. M. .; SANTOS, . F. N. dos . Ressignificação da auto-organização dos estudantes na EFA de Marilândia: possibilidades, avanços e desafios. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 11, n. 00, p. e020043, 2020. DOI: 10.22294/eduperppgeufv.v11i00.9587. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/9587. Acesso em: 19 dez. 2024.