A ordem dos fatores não altera o resultado?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduperppgeufv.v12i01.9779

Palavras-chave:

Alfabetização matemática, Números e operações, PNAIC

Resumo

O artigo apresenta uma investigação que utilizou jogos matemáticos propostos pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O objetivo foi analisar episódios relacionados ao campo multiplicativo, referentes ao jogo “A bota de muitas léguas”. Apresentam-se reflexões da pesquisadora, alusivas às experiências proporcionadas pelo uso do jogo. Utilizaram-se diário de campo, fotografias, áudio e videogravações. Como resultado, as análises sobre a abordagem do campo multiplicativo indicam a potencialidade do uso de práticas pedagógicas amparadas em jogos para ampliar a compreensão do referido conteúdo pelas crianças, a partir da mediação da professora, o que contribuiu para a resolução da situação-problema apresentada. Ainda, verificou-se a importância da identificação do multiplicador e do multiplicando, apesar de a comutatividade, presente na multiplicação, não alterar o resultado da operação.

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Biografia do Autor

Ester Mendonça Ramos, Secretaria Municipal de Educação de Campinas

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.  Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Atualmente é professora da educação básica da Prefeitura Municipal de Campinas

Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid , Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE PUC-Campinas). Coordena o Grupo Colaborativo de Estudos Professores Matematizando nos Anos Iniciais (GEProMAI).

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Publicado

2021-01-15

Como Citar

RAMOS, E. M. .; MEGID , M. A. B. A. . A ordem dos fatores não altera o resultado?. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 12, p. e021003, 2021. DOI: 10.22294/eduperppgeufv.v12i01.9779. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/9779. Acesso em: 21 dez. 2024.