A ordem dos fatores não altera o resultado?
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduperppgeufv.v12i01.9779Palavras-chave:
Alfabetização matemática, Números e operações, PNAICResumo
O artigo apresenta uma investigação que utilizou jogos matemáticos propostos pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O objetivo foi analisar episódios relacionados ao campo multiplicativo, referentes ao jogo “A bota de muitas léguas”. Apresentam-se reflexões da pesquisadora, alusivas às experiências proporcionadas pelo uso do jogo. Utilizaram-se diário de campo, fotografias, áudio e videogravações. Como resultado, as análises sobre a abordagem do campo multiplicativo indicam a potencialidade do uso de práticas pedagógicas amparadas em jogos para ampliar a compreensão do referido conteúdo pelas crianças, a partir da mediação da professora, o que contribuiu para a resolução da situação-problema apresentada. Ainda, verificou-se a importância da identificação do multiplicador e do multiplicando, apesar de a comutatividade, presente na multiplicação, não alterar o resultado da operação.
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