DISJUNÇÕES E IMPERTINÊNCIAS: NOVOS/OUTROS CORPOS, GÊNEROS E SEXUALIDADES EM CENA
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i1.62Keywords:
Gênero, Teoria Queer, PerformatividadeAbstract
Colocando em pauta as transformações do conceito de gênero, a noção de performatividade e as suas implicações na desnaturalização dos corpos e dos binarismos que produzem a norma (hetero)sexual busco problematizar a manutenção da ordem sexual heteronormativa, sobremaneira no espaço-tempo da escola. A contribuição que espero dar para a continuidade das discussões do tema se refere à desconstrução dos discursos ainda predominantes, sobremaneira no espaço-tempo da escola, que enfatizam as concepções naturalizantes de sexo, gênero e sexualidade. Busco acentuar a necessidade de novas abordagens que incluam as sexualidades LGBT no espaço de inteligibilidade habitado pela norma heterossexual e apontar indícios de como os discursos predominantes contribuem para a manutenção da heteronormatividade e do heterossexismo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.