O início da docência em dois países

reflexões em um fórum online

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.6971

Palavras-chave:

Início da docência, Narrativas online, Formação de professores

Resumo

O início da docência é geralmente vivido como um período de dúvidas, incertezas e sobressaltos. Em raras ocasiões os professores iniciantes encontram apoio formal da instituição ou do grupo de pares. Então nos questionamos: será que isto se dá da mesma forma com professores de diferentes países como Brasil e Portugal? No delineamento de uma investigação, o domínio da mesma língua permitiu colocar professoras portuguesas e brasileiras em um processo de formação continuada em grupo colaborativo online para dialogar sobre seus processos de desenvolvimento profissional. Foram analisadas narrativas e discussões em grupo sobre o início da docência nos dois países. Ao olhar o passado, as participantes revelaram atitudes como o despertar da consciência sobre a necessidade da mudança, sem esquecer das dificuldades e constrangimentos dos contextos atuais; transformações na atribuição de significados ao vivido e contribuições das narrativas para o desenvolvimento profissional.

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Biografia do Autor

Rosa Maria Moraes Anunciato, Universidade Federal de São Carlos

Professora Titular da UFSCar. Mestrado e doutorado em Educação pela UFSCar. Pós-doutorado na Universidade do Minho com apoio da FAPESP. 

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Publicado

2019-12-24

Como Citar

ANUNCIATO, R. M. M. O início da docência em dois países: reflexões em um fórum online. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 10, p. e019028, 2019. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.6971. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6971. Acesso em: 29 mar. 2024.