Estranhamentos na Pesquisa Bibliográfica

invenção cartográfica na busca sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7143

Palavras-chave:

Metodologia. Revisão de Literatura. Invenção.

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever e analisar os procedimentos de uma pesquisa bibliográfica realizada por pesquisadores implicados. Apoiada na ética do “transformar para conhecer” a investigação contou com um processo didaticamente dividido em quatro etapas: Construção de procedimento para busca de conteúdos; seleção dos conteúdos encontrados; estudo crítico-analítico dos dados obtidos e sua sistematização. Diverso às pesquisas bibliográficas tradicionais, as etapas descritas no artigo não foram estabelecidas a priori, mas se delinearam ao longo do processo investigativo. Isto revela o diferencial do estudo: uma pesquisa bibliográfica de inspiração cartográfica que opera o princípio da inversão metodológica de um hodos-meta, no qual as metas são definidas ao caminhar e não são antecipadas ao percurso. Conclui-se que, mesmo nos procedimentos aparentemente padronizados, como é o caso da busca sistemática, um processo de pesquisa sempre reserva espaço à invenção.

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Biografia do Autor

Simone Mainieri Paulon, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Ariadne Cedraz de Cerqueira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em psicologia social e institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Fernanda Goulart Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2019-11-25

Como Citar

PAULON, S. M.; CERQUEIRA, A. C. de; MARTINS, F. G. Estranhamentos na Pesquisa Bibliográfica: invenção cartográfica na busca sistemática. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 10, p. e019020, 2019. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7143. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7143. Acesso em: 29 mar. 2024.