Diversidade étnico-racial, formação e trabalho docente

(as)simetrias do tempo presente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.9036

Palavras-chave:

Formação de professores, Trabalho docente, Educação das relações étnico-raciais, Ciências da Natureza e Matemática

Resumo

O artigo busca compreender as relações que docentes das áreas de Ciências da Natureza e Matemática estabelecem entre diversidade étnico-racial, formação e trabalho no contexto de escolas de Ensino Médio de Acarape e Redenção, no Maciço de Baturité/CE. Metodologicamente, a investigação de abordagem qualitativa, utilizou-se do estudo de caso e desenvolveu-se por meio de entrevistas com doze docentes. O conjunto de dados revelou possibilidades de diálogo entre a Educação das Relações Étnico-Raciais e as áreas de Ciências da Natureza e Matemática, o que pode contribuir para que os docentes desenvolvam uma educação emancipatória, com visão crítica da própria formação e do seu trabalho nas escolas. Os resultados sinalizaram, ainda, a necessidade de superar questões ligadas ao preconceito e às diversas formas de discriminação, mas também sugerem possibilidades. Urge, portanto, o favorecimento de uma pedagogia antirracista, a valorização do universo das culturas tradicionais e o combate às diversas práticas discriminatórias.

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Biografia do Autor

Elcimar Simão Martins, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Pós-Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professor Adjunto A da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). 

Selma Garrido Pimenta, Universidade de São Paulo e Universidade Católica de Santos

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Titular Sênior da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e Professora Assistente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Santos. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A.

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Publicado

2020-07-27

Como Citar

MARTINS, E. S.; PIMENTA, S. G. Diversidade étnico-racial, formação e trabalho docente: (as)simetrias do tempo presente . Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 11, n. 00, p. e020014, 2020. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.9036. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/9036. Acesso em: 29 mar. 2024.