AS FUNDAÇÕES DE APOIO PRIVADAS: NOTAS PARA A ANÁLISE DE UMA REALIDADE HETERONÔMICA

Autores/as

  • Giovane Saionara Ramos

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v1i1.16

Palabras clave:

fundações de apoio, autonomia universitária, heteronomia cultural.

Resumen

Os rumos das políticas públicas para a educação superior, na sociedade contemporânea, evidenciam um projeto de sociedade pautado nos ajustes para a adequação à lógica mercantilista neoliberal. É perceptível a difusão de uma nova linguagem que se apropria de palavras-chave forjadas nas lutas sociais e no fazer acadêmico, ressignificando-as. A universidade paulatinamente vem sendo relexicalizada como educação terciária; a sociedade civil, de lócus em que ocorrem as lutas sociais, é convertida em um espaço de harmonia e colaboração, não raramente assumindo o lugar do mercado, e em nome da autonomia universitária, as contra-reformas instituem a heteronomia.

Nesse contexto, a universidade pública autárquica ou fundacional pública sofre alterações não só por meio da “reforma do Estado”, mas também pela proliferação das chamadas fundações de apoio privadas, intermediárias das parcerias público-privadas que celebram contratos com fins particularistas em detrimento da autonomia universitária.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

RAMOS, G. S. AS FUNDAÇÕES DE APOIO PRIVADAS: NOTAS PARA A ANÁLISE DE UMA REALIDADE HETERONÔMICA. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 1, n. 1, 2010. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v1i1.16. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6449. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos