Políticas de avaliação externa: percepções e efeitos para o trabalho docente.
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i1.136Palabras clave:
Políticas educacionais, Avaliação externa, Trabalho docente.Resumen
Este estudo tem por objetivo investigar como o professor representa as avaliações externas e quais as implicações destas para o seu trabalho. A abordagem metodológica é qualitativa, sendo os dados coletados por meio de entrevistas com professores da educação básica de escolas municipais da cidade de Viçosa-MG. Os resultados indicam que os testes em larga escala geram indicadores para a melhoria da educação, todavia não promovem o desenvolvimento processual e integral do aluno. Constatou-se, também, que a direção das escolas responsabiliza o professor pelo sucesso ou fracasso do aluno, criando uma pressão para um bom desempenho nas avaliações externas.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-03-22
Cómo citar
VIEIRA, R. A.; FERNANDES, C. P. Políticas de avaliação externa: percepções e efeitos para o trabalho docente. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 2, n. 1, 2012. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i1.136. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6496. Acesso em: 22 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos
Licencia
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.