Formação do professor universitário e a integração das tecnologias digitais da informação e comunicação à prática docente: desafios e possibilidades.
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v4i2.417Palabras clave:
tecnologias digitais da informação e comunicação, formação de educadores, docência universitária.Resumen
No presente artigo refletimos sobre os desafios e as possibilidades que se descortinam à formação do professor universitário, dando especial destaque à integração das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) à prática docente. Para tanto, iniciamos com considerações acerca dos rumos da Educação, em tempos de Cibercultura. As reflexões sobre o campo da formação de educadores melhor contextualizam o relato analítico de um programa de formação de professores universitários desenvolvido pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais. Encerramos o artigo com o alerta de que a integração das TDIC à formação da competência didática do docente universitário deve ser devidamente tematizada e problematizada, de modo a apontar as possibilidades que se descortinam à prática docente contemporânea e as contradições inerentes à presença das TDIC no campo da docência universitária.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.