Alfabetização, livros didáticos e educação ambiental: produção de sujeitos na contemporaneidade

Autores/as

  • Lorena Santos da Silva Universidade Federal do Rio Grande
  • Paula Corrêa Henning Universidade Federal do Rio Grande
  • Virgínia Tavares Vieira Universidade Federal do Rio Grande/FURG

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i1.807

Palabras clave:

Educação ambiental. Livros didáticos. Verdade.

Resumen

O presente estudo busca analisar verdades sobre Educação Ambiental proferidas em Livros Didáticos avaliados pelo MEC no triênio dos anos de 2013 a 2015 que compõem o ciclo de alfabetização. Parte-se do pressuposto de que os Livros Didáticos são artefatos culturais que colocam em circulação verdades sobre EA. Dessa forma, se utiliza os estudos de Michel Foucault e algumas ferramentas da Análise do Discurso - enunciações, verdade e formações discursivas. Entendemos que as práticas discursivas estão na ordem do discurso ambiental, potencializando certo modo de agir no meio ambiente e na natureza. Os ditos ambientais atuam nas linhas de subjetivação dos sujeitos ecológicos, formando um indivíduo concatenado ao tempo contemporâneo.  Alguns dos achados desta pesquisa evidenciam o distanciamento da abordagem transdisciplinar, bem como a circulação de enunciações que apresentam algumas temáticas ambientais a partir do naturalismo e do discurso da crise ambiental.

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Biografía del autor/a

Lorena Santos da Silva, Universidade Federal do Rio Grande

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG e Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Bolsista Capes.

Paula Corrêa Henning, Universidade Federal do Rio Grande

Graduada em pedagogia pela Universidade Católica de Pelotas, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas e Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professora Adjunta do Instituto de Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.  

Virgínia Tavares Vieira, Universidade Federal do Rio Grande/FURG

Graduada em Música/Bacharelado em Violão pela Universidade Federal de Pelotas. Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG e atualmente doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Bolsista Capes.

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Publicado

2017-06-06

Cómo citar

SILVA, L. S. da; HENNING, P. C.; TAVARES VIEIRA, V. Alfabetização, livros didáticos e educação ambiental: produção de sujeitos na contemporaneidade. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 8, n. 1, p. 36–53, 2017. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i1.807. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6906. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos