Procedimentos didáticos de invenção
a potência dos signos das artes
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7138Palabras clave:
Invenção. Signo. Transcriação. Procedimento.Resumen
O artigo traça um paralelo entre a postura investigativa do pensamento lógico-cartesiano e o pensamento da filosofia da diferença. Frente ao conhecimento, defende o pensamento da diferença como aquele que é capaz de criar novidades em educação, especialmente quanto ao currículo e à didática tradutórios. Embora não contenha uma fórmula para o pensamento inventivo, privilegia o lado informe da educação, que desestabiliza a visão, explora o seu plano virtual, pensa o que ainda não foi pensado. Vale-se dos procedimentos metodológicos movimentados pelos pesquisadores do Projeto Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida, contestando qualquer improviso quanto à criação. Apresenta e discute resultados obtidos pela pesquisa de estágio pós-doutoral: Procedimentos didático-tradutórios sob o signo da invenção que sinaliza a importância das experimentações com os signos das artes; para o exercício de uma escrita autoral, criadora de novidades no campo do currículo e da didática.
Descargas
Citas
ABREU, Ovídio de. O fora e o signo. Revista O que nos faz pensar. Rio de Janeiro, v. 16, n. 22, p. 89-112, dez. 2007. Disponível em: http://oquenosfazpensar.fil.puc-rio.br/index.php/oqnfp/article/view/236. Acesso em: 10 dez. 2019.
BELLOUR, Raymond; EWALD, François. Signos e acontecimentos: entrevista. In: ESCOBAR, Carlos Henrique de (org.). Dossier Deleuze. Rio de Janeiro: Hólon Editorial, 1991. p. 9-30.
BERGSON, Henri. O pensamento e o movente: ensaios e conferências. Tradução de Bento Prado Neto. São Paulo, SP: Martins Fontes. 2006.
CORAZZA, Sandra Mara. Pesquisar o acontecimento: estudo em XII exemplos. In: TADEU, Tomaz; CORAZZA, Sandra Mara; ZORDAN, Paola (org.). Linhas de escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, p. 7-78.
CORAZZA, Sandra Mara. Didaticário da criação: aula cheia. Porto Alegre: UFRGS, 2012.
CORAZZA, Sandra Mara. O que se transcria em educação? Porto Alegre: UFRGS, 2013.
DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. Tradução de Eloisa de Araujo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 2005.
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Tradução de Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.
DELEUZE, Gilles. Nietzsche y la filosofía. Tradução de Carmen Artal. Barcelona: Anagrama: Coleção Argumentos, 2000.
DELEUZE, Gilles. O método de dramatização. In: DELEUZE, Gilles. A ilha deserta e outros textos. Tradução de Luiz Orlandi. São Paulo: Iluminuras, 2006. p. 112-140.
DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. Tradução de Antonio Piquet e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Forense universitária, 2003.
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Tradução de Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Escuta, 1998.
FEIL, Gabriel Sausen. Procedimento erótico, na formação, ensino, currículo. Jundiaí: Paco Editorial, 2011.
KLEE, Paul. Sobre a arte moderna e outros ensaios. Tradução de Pedro Süssekind. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
NODARI, Karen Elisabete Rosa. Procedimentos didático-tradutórios sob o signo da invenção. 2017. Pesquisa (Pós-Doutorado em Educação) - Departamento de Ensino e Currículo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.
OLEGÁRIO, Fabiane. Jogo com arquivos: procedimentos didáticos tradutórios. 2018. 244 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2018.
OLSEN, Michelle Christie. Método, erro e realidade em Friedrich Nietzsche. 2007. 126 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.
RAJCHMAN, John. As ligações de Deleuze. Tradução de Jorge P. Pires. Lisboa: Temas e debates – Actividades editoriais, 2002.
SCHÉRER, René. Homo Tantum. O impessoal: uma política. In: ALLIEZ, Eric (org.) Gilles Deleuze: uma vida filosófica. Tradução de Ana Lucia Oliveira. São Paulo: Ed. 34, 2000. p. 21-38.
TADEU, Tomaz. Um plano de imanência para o currículo. In: TADEU, Tomaz; CORAZZA, Sandra Mara; ZORDAN, Paola (org.). Linhas de escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 127-205.
VALÉRY, Paul. Introdução ao Método de Leonardo da Vinci. Tradução de Geraldo Gérson de Souza. São Paulo: Ed. 34, 1998.
VARELA, Francisco Javier. O reencantamento do concreto. Cadernos de subjetividade. São Paulo, n. 11, p. 71-86, 1993.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.