Importancia del programa institucional de bolsas de iniciación a la docencia (PIBID) en la formación de los académicos del curso de ciencias biológicas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7170

Palabras clave:

Pibid, Formación inicial de profesores, Biología

Resumen

La creación de políticas públicas de incentivo a la docencia, como es el caso de Pibid, ha intentado mejorar la formación inicial de profesores y animar a los licenciandos a seguir la carrera docente. Este trabajo tuvo como objetivo, analizar la importancia del Pibid en la formación inicial de los licenciandos del curso de Biología de la Universidad Federal de Piauí (UFPI), campus Ministro Petronio Portela, Teresina. Para ello, se aplicó un cuestionario que contenía seis preguntas, para 36 becarios del Pibid, y el análisis de los resultados mostraron que este Programa ha despertado en esos estudiantes mayor interés por la docencia, además, se sienten más preparados para actuar en la enseñanza. Se concluye que el subproyecto Pibid / Biología de la UFPI ha propiciado a los becarios, experiencias en el ámbito de la escuela de educación básica, despertando en los licenciados, mayor interés por la docencia y haciéndolos más preparados para las adversidades de la profesión.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Junielson Soares da Silva, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

Mestre em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva pelo PPG-GCBEv do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia-INPA. Atualmente é aluno de doutorado da mesma Pós-graduação.

Stephanne Marques Araújo Fernandes, Universidade Federal do Piauí

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas. Especialização em Educação Ambiental e Especialização em Saúde Pública.

Romildo Ribeiro Soares, Universidade Federal do Piauí

Doutorado em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual de Maringá. Professor Associado 1, da Universidade Federal do Piauí.

Citas

AMBROSETTI, Neusa Banhara; NASCIMENTO, Maria das Graças Chagas de Arruda; ALMEIDA, Patrícia Albieri; CALIL, Ana Maria Gimenes Corrêa; Passos, Laurizete Ferragut. Contribuições do Pibid para a Formação Inicial de Professores: o olhar dos estudantes. Educação em Perspectiva (Impresso), v. 4, p. 151-173, n. 2013. Disponível em: http://www.seer.ufv.br/seer/educacaoemperspectiva/index.php/ppgeufv/article/view/405/106

AMORIM, Jasmin Guimarães dos Santos; DE ARAÚJO, Túlio Augusto Velho Barreto. O Pibid e o lugar da docência na carreira dos licenciandos da UFPE e UPE. V Encontro Nacional sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica, 2017. Disponível em: http://www.aconteceeventos.com.br/Anais%20ENESEB/resumos/PPT-eposter-trab-aceito-0159-1.pdf

APARÍCIO, Ana Sílvia Moço. Formação docente em questão: o que evidenciam os relatos reflexivos produzidos por alunos de pedagogia participantes do Programa Bolsa Alfabetização. Relatório de Pesquisa: Estágio Pós-Doutoral. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2011.

BARBOSA, Silvia Maria Costa; SOARES, Júlio Ribeiro. A importância do PIBID no contexto da educação brasileira para a formação de professores no Brasil. In: Anais do I Seminário PIBID/UNICAMP. São Paulo. [on line], 2012.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.

BORGES, Maria Célia; ALVES, Valéria Almeida; MARTINS, Sandra Eleutério Campos; CONDELES, José Fernando; ACRANI, Simone; OLIVEIRA-JÚNIOR, Ailton Paulo; ZEULLI, Elizandra. A Formação de professores na UFTM: o PIBID como experiência desafiadora. Rev. Triang.: Ens. Pesq. Ext. Uberaba – MG, v.3. n.2, p. 163-176, 2010. Disponível em: file:///C:/Users/junie/Downloads/A_FORMACAO_DE_PROFESSORES_NA_UFTM_O_PIBID_COMO_EXP.pdf

BRASIL. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID e dá outras providências. Diário Oficial da União, n. 120, seção 1, p. 4-5, 2010.

BRASIL. Portaria Normativa nº 38, de 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Diário Oficial da União, n. 239, seção 1, p. 39, 2007.

BRASIL. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016, do Conselho Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde. Diário Oficial da União 2016; 7 abr.

BRITO, L. P. S., MELLO, R. C. A., ARAÚJO, M. L. F. Contribuições do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) à formação inicial de professores de biologia na universidade. In: Anais eletrônicos do Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco. Caruaru: FUNDAJ, 2012. Disponível em: http://www.epepe.com.br/Trabalhos/04/C-04/C4-132.pdf

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Disponível em: <http://capes.gov.br/ educacaobasica/

CAPES. Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. 2008. Setembro 2008. Disponível em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid

DINIZ, Carlos Alberto Malveira; FONSECA, Patrícia Santos; GONÇALVES, Ellen Fabiana Oliveira; SILVA, Patrícia Cerqueira. Reflexões sobre o processo de ensino aprendizagem da disciplina Geografia, no âmbito escolar. Revista Geográfica de América Central (online), v. 2No47E, p. 1-13-, n. 2011. Disponível em: http://www.revistas.una.ac.cr/index.php/geografica/article/viewFile/2630/2513

FELÍCIO, Helena Maria dos Santos. O PIBID como “terceiro espaço” de formação inicial de professores. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 14, p. 415-, n. 2014.Diponível em: file:///C:/Users/junie/Downloads/dialogo-12752%20(2).pdf

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 8. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1987.

FREITAS, Maria Nivalda de Carvalho. V. Organização Escolar e Socialização Profissional de Professores Iniciantes. Cadernos de Pesquisa, n. 115, p. 155-172, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/n115/a06n115.pdf

FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo; VEIGA SIMÃO, Ana Margarida; CIGALES, Juliana Ribeiro. Aprendizagens na docência: Pibid e a formação de professores. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. 15, p. 25-44, n. 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/24263/22376

GALIAZZI, Maria do Carmo. Educar pela pesquisa: ambiente de formação de professores de ciências. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003.

GATTI, Bernardete Angelina. Formação Inicial de Professores para a Educação Básica: pesquisas e políticas educacionais. Estudos em Avaliação Educacional (Impresso), v. 25, p. 24-55, n. 2014. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1899/1899.pdf

GATTI, Bernardete Angelina. Avaliação qualitativa dos projetos Pibid implementados em instituições de Ensino Superior – IES localizadas nas regiões Sudeste e Sul. Relatório Técnico. São Paulo: OEI/CAPES, 2013. 2v.

GATTI, Bernardete Angelina. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 1, n.2, p. 161-171, 2016. Disponível em: http://itp.ifsp.edu.br/ojs/index.php/RIFP/article/view/347/360

GAUCHE, Ricardo; DA SILVA, Roberto Ribeiro; BAPTISTA, Joice de Aguiar; DOS
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GONÇALVES, Josiane Peres; MAGNABOSCO, Fatima Luciana. O Controle Emocional em docentes do Ensino Fundamental e Médio, Segundo a Perspectiva de Professores e Alunos. In: VI EDUCERE - Congresso da Área da Educação - PUCPR - PRÁXIS, 2006, Curitiba - PR. Anais do VI EDUCERE, 2006. p. 622-644. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2006/anaisEvento/docs/CI-056-TC.pdf

HAGEMEYER, Regina Cely de Campos. Dilemas e desafios da função docente na sociedade atual: os sentidos da mudança. Educar, Curitiba, n. 24, p. 67-85, 2004. Editora UFPR. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n24/n24a04.pdf

MALDANER, Otavio Aloisio. A formação inicial e continuada de pro¬fessores de química: professores/pesquisadores. 3. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006.

MARTINS, Maria Márcia Melo de Castro; LEITE, Raquel Crosara Maia; CAVALCANTE, Maria Marina Dias. Influência do PIBID na formação e na prática de professores de Biologia. Educação em Foco, v. 21, p. 75-97, 2018. Disponível em: file:///C:/Users/Cliente/Downloads/1738-8968-1-PB.pdf.

MINAYO, Maria Cecilia de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 7. ed. São Paulo: Hucitec, 2000.

MORYAMA, Nayara; PASSOS, Marinez Meneghello; ARRUDA, Sergio de Mello. Aprendizagem da docência no PIBID-Biologia. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.6, n.3, p.191-210, 2013. Disponível em: file:///C:/Users/junie/Downloads/38157-126531-1-SM%20(2).pdf

PIMENTA, Selma G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 10. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

RIBEIRO, Suzicássia Silva. Percepção de licenciandos sobre as contribuições do PIBID -Matemática. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Lavras, 2013. 2012 p.

SANTOS, Marcia Zschornack Marlow; SOARES, Briseidy Marchesan; SCHEID, Neusa Maria Jonh. O Pibid e a formação de professores de Ciências Biológicas da URI, Santo Ângelo, Brasil. Interações, v. 11, p. 115-174, n. 2015. Disponível em: http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/viewFile/8729/6288

SANTOS, Wildson Luiz Pereira; MÓL, Gerson de Souza; MACHADO, Patrícia Fernandes Lootens. Formação de professores de química: concepções e proposições. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 27, p. 26-29, 2008. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc27/05-ibero-4.pdf

SEVERINO, A. J. Formação de professores e a prática docente: os dilemas contemporâneos. In.: PINHO, S. Z. Formação de educadores: dilemas contemporâneos. São Paulo: Ed. da UNESP, 2011. p. 3-14.

SILVA, Rejane Maria Ghisolfi da; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Estágios curriculares supervisionados de ensino: partilhando experiências formativas. EntreVer, Florianópolis, v. 01, p. 116-136, 2011. Disponível em: http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/EntreVer/article/view/1204

SOCZEK, Daniel. PIBID como formação de professores. Formação Docente: Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 05, p. 01-, n. 2011. Disponível em: http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br/artigo/exibir/10/39/1

TARDIFF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 8ª edição. Petrópolis, RJ. Vozes, 2007.

TORRES, Cícero Magérbio Gomes; DA SILVA, Maria Marivania Feitosa; FERNANDES, Andréia Matias; LAURINDO, Jeferson Izaías Oliveira. Formação do Professor de Biologia: uma análise a partir do programa institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia, v. 1, p. 17-33, n. 2013. Disponível em: http://interfaces.leaosampaio.edu.br/index.php/revista-interfaces/article/view/9/pdf

Publicado

2019-12-19

Cómo citar

SILVA, J. S. da; FERNANDES, S. M. A.; SOARES, R. R. . Importancia del programa institucional de bolsas de iniciación a la docencia (PIBID) en la formación de los académicos del curso de ciencias biológicas. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 10, p. e019023, 2019. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7170. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7170. Acesso em: 21 nov. 2024.