Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição deve ser original e inédita e não deve estar sendo avaliada para publicação por outra revista;
  • O texto do trabalho deve ter passado por uma revisão detalhada, garantindo a clareza e a correção da redação.
  • A identificação da autoria do trabalho deve ser removida do texto. Da mesma forma, deve ser removida a autoria do arquivo Word, entrando em “Propriedades”, aba “Detalhes”, abrindo “Remover Propriedades e Informações Pessoais”, marcando “Remover as seguintes Propriedades deste Arquivo”, selecionando “Autores” e “Salvo por”, e confirmando. Assim se garantirá o critério de sigilo da revista, assegurando o processo de avaliação cega por pares.
  • As referências ao final do artigo devem obedecer às normas da ABNT e os nomes dos autores das obras citadas devem ser apresentados por extenso (sem abreviações).
  • Os iD Orcids dos autores devem ser informados nos metadados. É obrigatório fazer o registro ORCID para todos os autores. O registro é gratuito, caso não tenha feito, pode ser obtido na URL: www.orcid.org/register
  • O texto deve ser inserido no Template, seguindo toda a formatação e normas estabelecidas pela Revista. A submissão no formato do Template é obrigatória, disponível aqui.

Diretrizes para Autores

  1. A Revista ELO aceita trabalhos nas seguintes modalidades:

1.1. ARTIGO: resultado de atividade de extensão universitária, podendo articular atividade de pesquisa de natureza empírica, experimental ou conceitual.

1.1.1. O artigo deverá ter entre 15 e 25 páginas de texto, incluindo os anexos e as referências, acrescidas de no máximo 5 ilustrações.

1.2. RELATO DE EXPERIÊNCIA: trabalhos que descrevem projetos ou programas de extensão universitária.

1.2.1. O relato deverá ter entre 5 e 8 páginas de texto, incluindo os anexos e as referências, acrescidas de no máximo 3 ilustrações.

1.3. RESENHAS: resenha crítica de obra relacionada às áreas temáticas da Revista ELO, publicada nos últimos dois anos.

1.3.1. A resenha deverá ter entre 1 e 2 páginas de texto, incluindo os anexos e as referências, acrescidas de no máximo 1 ilustração.

1.4. INSTITUIÇÕES: descrição de instituições que desenvolvem extensão universitária, enfatizando as atividades extensionistas e/ou programas/projetos dessa natureza.

1.4.1. A modalidade Instituições deverá ter entre 1 e 2 páginas de texto, incluindo os anexos e as referências, acrescidas de no máximo 1 ilustração.

  1. NORMAS PARA SUBMISSÃO DO MANUSCRITO

Nota: Acesse o arquivo modelo (TEMPLATE) para seguir as normas estabelecidas, pois é nesse arquivo que deverá ser submetido o manuscrito.

2.1. A Revista ELO publica somente trabalhos inéditos, originais e que não estejam em avaliação em nenhum outro periódico simultaneamente. Os autores devem declarar essas condições no processo de submissão, preenchendo o Termo de responsabilidade no ato da submissão. Caso seja identificada a publicação ou submissão simultânea em outro periódico o trabalho será desconsiderado.

2.2 As notas devem ser de fim de texto.

2.3 Título (nos idiomas português, inglês e espanhol) deve ser conciso e informativo. O título deve ter, no máximo, 150 caracteres com espaços. O título deve ser copiado e colado no Template da seguinte forma para manter a formatação devida: clicar em “Colar” e logo em seguida em “Manter somente texto (T)”, que é a 4ª opção de colagem.

2.4 Cada trabalho deve ter, no máximo, seis autores/as.

2.5 Resumo: as contribuições do tipo ‘Artigo’ e ‘Relato de experiência’ devem ser acompanhadas de resumo. Os resumos devem explicitar o objeto, objetivos, metodologia/procedimentos, principais resultados e conclusões. Cada resumo pode ter, no máximo, 1.000 caracteres com espaço. O resumo deve ser copiado e colado no Template da seguinte forma para manter a formatação devida: clicar em “Colar” e logo em seguida em “Manter somente texto (T)”, que é a 4ª opção de colagem.

2.6 As palavras-chave, de 3 a 5, iniciadas com letras maiúsculas e separadas por ponto, devem seguir as seguintes orientações de formatação: Fonte Times New Roman, em itálico, tamanho 10, espaçamento simples entre linhas e alinhamento justificado, precedidas do termo “Palavras-chave:” em negrito. 

2.7 Os resumos, em inglês e espanhol, devem ser a versão exata do texto do resumo e devem obedecer às mesmas especificações para a versão em português, seguidos da tradução exata das Palavras-Chave.

2.8 Área temática: Após as palavras-chave do resumo em português, deverão ser informadas, pelo menos, 1 área temática na qual o trabalho está inserido ou com a qual o trabalho tem relação (Agroecologia, Associativismo, Cooperativismo, Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Gênero, Meio Ambiente, Políticas Públicas, Ruralidade, Saúde, Segurança Alimentar, Tecnologia, Teorias e Metodologias em Extensão, Trabalho, Territorialidade).

  1. Corpo do texto

3.1 Se remeter ao Template e seguir as normas detalhadas. Para maior facilidade e manter a formatação pré-estabelecida nele, seguir os seguintes passos para copiar e colar o texto do seu arquivo no Template: Copiar, clicar em “Colar” e logo em seguida em “Manter somente texto (T)”, que é a 4ª opção de colagem. 

3.2. O corpo do ARTIGO e do RELATO DE EXPERIÊNCIA deverá conter: Título em português,  Resumo em português, palavras-chave em português, área temática em português; Título em inglês, Resumo em inglês, palavras-chave em inglês; Título em espanhol, Resumo em espanhol, palavras-chave em espanhol; introdução; objetivos; metodologia; resultados e discussão; conclusões e referências. 

3.3. Os subtópicos devem estar com apenas a primeira letra em maiúsculo e sem recuo, e em negrito.

3.4. As citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, digitadas em corpo 10 e sem as aspas.

  1. Ilustrações:

4.1. As ilustrações podem ser tipo: Figura, Tabela ou Quadro, etc.

4.2. O número de ilustrações deve seguir o especificado no item 1.

4.3. As ilustrações devem ser em preto e branco. As fotos devem ser de boa resolução. No caso de gráficos, devem-se usar pontilhados, quadriculados, ou outro tipo de preenchimento em substituição de cores.

4.4. As ilustrações devem aparecer após sua citação no texto, numeradas com algarismos arábicos.

4.5. Figuras referem-se a gráficos, desenhos, mapas, fotos, esquemas, fórmulas e outras. Tabelas são informações tratadas estatisticamente; Quadros apresentam informações textuais agrupadas em colunas.

4.6. A legenda das Figuras deve ser breve e clara dispensando consulta ao texto.

4.7. A legenda deve ser localizada abaixo de cada Figura, precedida da palavra designativa e o número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos. (Figura 1: título; Figura 2: título; Figura 3: título).

4.8. Nas Tabelas e nos Quadros o título é posicionado acima do quadro ou da tabela, precedido da palavra designativa e o número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos. (Tabela 1: título; Quadro 2: título). A fonte deve ser colocada depois (abaixo) do quadro ou tabela.

4.9. As tabelas e quadros devem ser elaboradas no mesmo editor de texto utilizado para digitação do manuscrito.

 

  1. Fontes de financiamento

5.1. Os/As autores devem declarar todas as fontes de financiamento ou suporte, institucional público ou privado, para a realização do projeto/estudo.

5.2. Quando as atividades/estudo tiverem sido realizadas sem recursos financeiros institucionais públicos e/ou privados, os/as autores/as devem declarar que a atividade/pesquisa não recebeu financiamento para a sua realização.

 

  1. Agradecimentos

Os/As autores/as poderão mencionar ao final do manuscrito e antes das Referências bibliográficas instituições que de alguma forma possibilitaram a realização da atividade/pesquisa e/ou pessoas que colaboraram com o projeto/estudo, mas que não preencheram os critérios para serem coautores. O texto deve ter, no máximo, 500 caracteres com espaço.

 

  1. Referências:

As referências, no corpo do texto, devem ser apresentadas no sistema autor-data, de acordo com a NBR-10520 da ABNT.

As referências citadas no texto deverão ser listadas ao final do artigo em ordem alfabética e deverão seguir as normas da NBR-6023/2018 da ABNT. Nas referências, os destaques devem ser em itálico.

 

  1. Envio dos manuscritos:

8.1. Os artigos devem ser enviados eletronicamente por meio eletrônico www.elo.ufv.br

8.2. O arquivo com o texto do artigo deve estar no formato DOC (Microsoft Word). 

 

  1. Fases de avaliação:

9.1. Uma vez submetido o manuscrito à Revista ELO, inicialmente ele é avaliado pelo editor-chefe quanto à adequação às modalidades de publicação da revista, conforme item 1 (parecer formal).

9.2. Estando de acordo com as modalidades, o manuscrito é avaliado pelo setor de Gestão da Revista quanto à forma. Para não haver atrasos na tramitação do trabalho, sugerimos a leitura atenta e a rigorosa observação das instruções quanto à submissão dos manuscritos. 

9.3. Após a avaliação quanto à forma, o manuscrito é submetido à avaliação de mérito. Cada manuscrito é avaliado por, no mínimo, dois/duas pareceristas, em um proceso de pares cegos.

9.4. Os pareceres emitidos pelos/as avaliadores são compatibilizados pelo corpo editorial da Revista e o resultado da avaliação (aceito sem modificações, aceito com sugestões de modificações, rejeitado com sugestões de ressubmissão ou rejeitado) é enviado aos/às autores/as.

9.5. Aceito o manuscrito, ele é encaminhado aos autores para revisão linguística e formatação, seguindo sempre o Template.

9.6. Os/as autores/as deverão aceitar a Declaração de Direitos Autorais como parte do processo de submissão.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes, endereços e dados adicionais informados pelos autores e avaliadores serão usados, exclusivamente, para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

O conteúdo dos artigos publicados é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), observando a Lei de Direito Autoral n 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Portanto, cabe ao periódico apenas a responsabilidade da avaliação dos artigos, no contexto de uma publicação de caráter científico.