Espaço social (visões e revisões): experimentos de uma atividade interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v2i2.27Resumo
O trabalho partiu de um grupo de professores e pesquisadores de universidades da Paraíba, cujas reflexões no campo das Ciências Humanas demonstraram a possibilidade de discussões com egressos do ensino superior em uma extensão, por meio de um projeto. O objetivo foi analisar a noção de espaço desde o debate clássico ao contemporâneo, considerando a sua importância para se refletir sobre a sociedade, tanto em um nível macro como micro, que tem sido abordado pelas ciências humanas. Como metodologia, foi adotado um sistema de 12 módulos ministrados por profissionais de várias áreas, versando sobre temas envolvendo a perspectiva espacial. Um dos resultados da proposta foi a percepção, por parte dos envolvidos, de estabelecer relações críticas com as naturalizações feitas sobre o espaço, bem como de avaliá-lo como uma dimensão relacional entre representações e práticas sociais. Com efeito, percebeu-se que a atividade possibilitou um avanço no diálogo sobre a construção social dos espaços.
Palavras chave: Conflitos, espaço social, identidades sociais.
Áreas temáticas: Cultura e educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.